Boletim de Indicadores

O Boletim de Indicadores de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) tem por objetivo apresentar os resultados dos investimentos e ações efetuadas na área, bem como indicadores correlatos relacionados ao estado do Amazonas. Possibilita a identificação de dados capazes de auxiliar na análise dos cenários ou de temas específicos concernentes à Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. A meta é disponibilizar um material acessível, com linguagem simples, que possa ser utilizado por diversas pessoas, ampliando os debates sobre o tema.

 

Boletim de Indicadores 08 – Fevereiro de 2014

A primeira edição do Boletim de Indicadores de CT&I de 2014 divulga os resultados da quinta edição da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) divulgados no final de 2013.  O Boletim analisa a taxa de inovação e os dispêndios em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas participantes na Região Norte e no Amazonas no triênio 2009-2011.

Acesse Aqui

Boletim de Indicadores 07 – Agosto de 2013

A edição n. 07 do Boletim de Indicadores de CT&I analisa o mercado de trabalho dos engenheiros na Região Norte com foco especial no Amazonas. Com este número a SECTI conclui o perfil das engenharias no estado do Amazonas iniciando na graduação, passando pela pós-graduação e concluindo com o mercado de trabalho onde os engenheiros amazonenses atuam.

Acesse Aqui

 

Boletim de Indicadores 06 – Abril de 2013

A edição de abril do Boletim de Indicadores de C,T&I apresenta os resultados do Fundo Setorial em Biotecnologia (CT-Biotecnologia) para o estado do Amazonas. Neste contexto, a SECTI retoma a discussão da necessidade do fortalecimento das instituições de pesquisa em nosso estado objetivando a redução das assimetrias existentes com as regiões mais dinâmicas do Brasil e considerando a enormidade da biodiversidade existente na Amazônia.

Acesse Aqui

 

Boletim de Indicadores 05 – Janeiro de 2013

A primeira edição de 2013 apresenta dados de pós-graduação em engenharia no estado do Amazonas e região Norte. Com isso, a SECTI objetiva apresentar uma descrição mais detalhada da pesquisa em engenharia do estado, tendo em vista, que o conhecimento gerado nos programas de pós-graduação em engenharia tem um impacto direto para o progresso científico e, principalmente, tecnológico da região.

Acesse Aqui

 

Boletim de Indicadores 04 – Outubro de 2012

Nesta edição, o Boletim de Indicadores tratará da formação dos engenheiros no estado do Amazonas. Dados relativos as características gerais dos cursos de engenharia (total de cursos e de vagas), concorrência, número de matriculados, taxa de evasão, entre outros tópicos compõem esta edição tendo como objetivo  realizar uma breve caracterização do ensino da engenharia no Estado do Amazonas e fomentar a discussão em nosso estado.

Acesse Aqui

Boletim de Indicadores 03 – Julho de 2012

A partir deste número, passaremos a publicar o Boletim de Indicadores de CT&I na forma de eixos temáticos com o intuito de favorecer maior aprofundamento nas análises e na caracterização dos indicadores de CT&I no estado do Amazonas.

Acesse Aqui