Apresentação

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM)

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) é um órgão da Administração Pública Direta Estadual e compõe o Poder Executivo. A Secretaria faz parte do Sistema Público Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. No Amazonas, está hierarquicamente ligada ao Governo do Estado, onde coordena o Sistema Público Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, composto pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do
Amazonas (Cetam) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

A SECTI foi criada pela Lei 2.783, de 31 de janeiro de 2003. Possui como missão: “Formular e gerir a política estadual de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), articulando esforços para que o conhecimento produzido nas universidades, nos centros de pesquisa e nos laboratórios seja revertido em alternativas eficazes para a promoção do desenvolvimento sustentável, humano e solidário”.

A SECTI exerce a governança do sistema estadual de CT&I no Amazonas, criando espaços de interlocução do Sistema Público Estadual, com os diferentes atores que constituem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e com atores internacionais. Nesse sentido, o objetivo da Secretaria é contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Amazonas.

As ações da SECTI pautam-se no tripé ciência, tecnologia e inovação. O último conceito foi acrescido à nomenclatura da SECTI a partir de movimento nacional advindo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e reforçado internamente pela restruturação da SECTI como resultado das ações de planejamento e gestão em curso nos últimos anos. A proposta submetida em 2011 à apreciação da Assembleia Legislativa foi aprovada em 2012, através da Lei 3.743, de 27/04/2012, que altera a Lei Delegada 80, de 18/05/2007, em seu conteúdo referente à redação, onde passou a ser chamada Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Na mesma data, foi aprovada a Lei 3.744, que altera a estrutura da SECTI, redefinindo suas finalidades, competências e estrutura organizacional.

ENTIDADES VINCULADAS

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)