Segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus é lançada com desafios

feira-do-polo-digital-27-06-19

Inserir a capital do Amazonas entre os cinco maiores polos digitais do País, nos próximos 12 anos, foi o desafio proposto pelo secretário de estado de Planejamento Jório Veiga, no lançamento da segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus, na noite de quinta-feira, na Fieam.  O evento está previsto para o período de 15 a 17 de outubro deste ano, no Stúdio 5 Centro de Convenções. 

Ao garantir apoio do Estado ao evento, o secretário Jório Veiga reiterou que o Governo vem atuando fortemente para simplificar o ambiente de negócios e ser um vetor de desenvolvimento nesse setor. Segundo Veiga, a estruturação de um polo digital pode ter um impacto sobre o Produto Interno Bruto (PIB) local de aproximadamente 12%, ao longo de 12 anos, o que representaria um adicional de R$ 11,85 bilhões, de acordo com os resultados atuais. 

Esses recursos seriam movimentados a partir da cadeia do polo digital que envolve desenvolvimento de sistemas, fortalecimento de startups e outros. “Nossa tarefa é ajudar a canalizar os investimentos para empresas de tecnologia, que podem e devem gerar lucro”, disse o secretário. Ao final do processo, o que se espera, adiantou Jório Veiga, é a melhoria da infraestrutura urbana, da qualidade e das condições de vida da população. 

“Manaus Inteligente” é o tema da Feira do Polo Digital de Manaus este ano, que está sendo organizada pelo ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio da Sub-Câmara de Dinamização do Polo Digital de Manaus, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), a qual conta ainda com a participação de vários institutos, universidades, representantes de comunidades de startups e coworking, governo do Estado, prefeitura municipal e entidades como Fieam e Cieam.

Nesta segunda edição o conceito do evento é compartilhar mais informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de TICs em Manaus, incentivar novos negócios e compartilhar experiências bem-sucedidas no setor. “O princípio é transformar a vida das pessoas”, resumiu Vânia Capela, da equipe organizadora do evento. Os organizadores esperam um público de 15 mil pessoas nesta edição da Feira. 

 

TRILHA TEMÁTICA

 

O Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), participará do evento coordenando a trilha temática “Governo Digital”, marcada para o dia 17 de outubro, com a participação de palestrantes renomado do setor. Estão previstas apresentações de temas relevantes acerca dos avanços tecnológicos que estão sendo desenvolvidos e aplicados na esfera da gestão pública governamental. 

Também está programado a apresentação de startups conhecidas como “GovTechs”, empreendimentos inovadores que desenvolvem soluções tecnológicas voltadas para a eficiência do serviço público, dentre outros relacionados cidades digitais e inteligentes.

A primeira edição da feira, realizada de 27 a 29 de novembro de 2019, reuniu 12 mil visitantes, além de 93 empresas que desenvolvem o que há de mais avançado em tecnologia e inovação em Manaus. Foram 129 palestrantes que abordaram temas como empreendedorismo digital, arte 3D, games, competição de programação e outros.