2ª turma de especialização em Jornalismo Científico será lançada dia 16 de outubro
11/10/2012 – Está confirmada a realização da nova turma do Curso de Especialização em Divulgação Científica e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia. Mais informações serão divulgadas no próximo dia 16 de outubro, às 14h30, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista. O anúncio faz parte da programação do lançamento do novo Portal Ciência em Pauta, produzido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).
Esta é a segunda edição do curso financiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com SECTI-AM, Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Na primeira turma, vinte e três especialistas conseguiram a titulação, sendo que alguns já ministram disciplinas de jornalismo científico e ambiental nas faculdades locais e outros avançaram para o mestrado.
De acordo com a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, essa iniciativa é de importância estratégica para o Estado e está alinhada à política do governo estadual de investir na formação de recursos humanos qualificados. “O objetivo é de sensibilizar e formar os futuros profissionais comprometidos em mostrar à sociedade que a ciência é algo próprio dela e é feita em benefício dela”, afirmou.
Segundo o titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, o Amazonas tem sido referência nessa área por conta de uma série de esforços, sobretudo do Governo do Estado, por meio do sistema público de CT&I. “Ano passado, tivemos a primeira turma de especialização e agora avançamos para a segunda. Já estamos articulando com a Universidade de Campinas (Unicamp), para que possamos oferecer um mestrado em Jornalismo Científico”, anunciou Odenildo Sena.
Para coordenador da Especialização do ILMD-Fiocruz Amazônia, Fabrício Ângelo Fonseca, as expectativas para a próxima turma são bastante promissoras. “Sempre queremos que, a cada edição do curso, ele esteja mais completo. Esperamos que esta seja melhor que a primeira edição, pois vamos abordar outra área específica da ciência: o meio ambiente”, afirmou.
Lançamento do portal
A divulgação científica para a popularização da ciência ganha um reforço de peso na internet. Na próxima terça-feira, 16 de outubro, às 14h30, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) realiza o lançamento do seu novo Portal Ciência em Pauta.
O Portal traz uma nova concepção de divulgar Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que visa reunir informações das várias vertentes de CT&I. “Hoje não temos no País um grande portal que condense informações nessa área de ciência, tecnologia e inovação. Pretendemos que o Ciência em Pauta, ocupe esse espaço, disse o secretário da SSECTI-AM, Odenildo Sena.
Sena também destacou que o Ciência em Pauta não vai concorrer com outros portais de outras instituições de CT&I. Segundo o secretário, o objetivo é centralizar as informações de todas as áreas, que venham convergir para a ciência, tecnologia e informação.
A ideia do Portal da Ciência é conquistar um público abrangente e diferenciado, pois além de veicular notícias relacionadas à CT&I, haverá espaços para publicação de artigos mais densos visando ao debate de temas. Haverá também uma sessão voltada ao público infantil, denominada ‘Ciência na Escola’, dedicada às crianças interessadas em conhecer a ciência.
Durante o evento, serão entregues os prêmios aos sorteados nas promoções realizadas nas mídias sociais durante a fase de pré-lançamento do portal.
Fonte: Agência Fapeam e informações do Portal Ciência em Pauta