2º Encontro Internacional de Pesquisa na Amazônia encerra SNCT em Tabatinga

CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães

Durante quatro dias, pesquisadores e estudantes dos países da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia, Peru) se reuniram no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga, para compartilharem suas produções científicas desenvolvidas na região do Alto Solimões.

Foram 54 trabalhos apresentados nas áreas de Matemática, Biologia, Geografia, Pedagogia. A maioria deles relacionada ao modo de produzir conhecimento baseado no contexto daquela localidade. Cientistas renomados como a pesquisadora peruana em etnolinguistica, Pilar Valenzuela, da Universidade de Chapman- EUA e o antropólogo Jorge Gasché Suess – aluno de Lévi Strauss – estiveram presentes dando suas contribuições no evento.

Para o coordenador do evento, professor doutor Antonio Iván Tuiz Chaveco, o evento alcançou o objetivo que foi proporcionar a mostra dos trabalhos acadêmicos dos estudantes do Alto Solimões. Ele ressaltou ainda, que para o 3º Encontro, previsto para o início de julho de 2013, a organização fará um trabalho intenso de divulgação para que o evento se consolide ainda mais e passe a ser referência na região.

ETNOCONHECIMENTO E SEXUALIDADE ENCERRAM O CICLO DE PALESTRAS

A pró-reitora de graduação da UEA, Elizabete Brocki, e o professor Leonardo Ferreira, também da UEA, encerraram o ciclo de palestras na manhã do sábado (15).

Brocki palestrou sobre o “Etnoconhecimento e pesquisa participante: aplicações e implicações”, abordando a importância da metodologia nos trabalhos realizados em campo, principalmente as atividades realizadas no seu doutorado.

Já Ferreira trouxe como tema a “Sexualidade e Currículo: experiência nas séries iniciais do ensino fundamental”. Para ele, o objetivo da pesquisa desenvolvida foi desconstruir determinados padrões sociais e culturais que a escola interioriza nas suas práticas, principalmente, nas questões da sexualidade e gêneros.

Para o palestrante, a pesquisa trouxe as múltiplas possibilidades do individuo ser, no sentido de fazer com que as crianças não se limitem ao que a sociedade determina. “A escola tem que indagar esses comportamentos. Qual tipo de homem é esse? Qual tipo de mulher é aquela? Não deve limitar os tipos de comportamento. Se a escola não reforçar determinados valores, já contribui bastante”.

ENCONTRO ABRIU OPORTUNIDADE PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA SEMANA NACIONAL DE C&TTENHO

Iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a  Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o 2º Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências da Amazônia encerrou oficialmente as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. Teve por proposta a internacionalização de ações visando à integração de conhecimentos com outros países.