4º Fórum de Inovação aproxima empresários do Amazonas e BNDES

27/10/2011 – Apresentar às micro, pequenas e médias empresas e pessoas físicas produtos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sob a ótica da Inovação, bem como demonstrar como obter as linhas de financiamentos não-reembolsáveis (aquele empréstimo que não precisa ser devolvido). Este é o objetivo da 4º Fórum de Inovação do Amazonas, cujo tema central é “A importância do BNDES no apoio à Inovação e ao desenvolvimento regional”. O fórum acontece, nesta quinta-feira (27/10), às 15h, no auditório Auton Furtado da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Av. Joaquim Nabuco, 1919. A entrada é gratuita.

Siga a SECTAM no Twitter!

Esta é a quarta edição do Fórum de Inovação do Amazonas, organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), por meio do Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação (Deapi). Nesta edição, a palestrante convidada é a doutora Helena Maria Lastres, coordenadora do Comitê de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Regional, do Gabinete da Presidência do BNDES. Maria Helena também é PhD em Desenvolvimento Industrial e Política de Ciência e Tecnologia pela Universidade da Inglaterra.

O chefe do Deapi, Kleber Abreu, explica que Inovação é a inserção de produtos ou processos novos proporcionando competitividade para as empresas. É uma nova maneira de ofertar no mercado produtos comercializados tradicionalmente, mas de maneira diferenciada. Um bom exemplo disso é a pesquisa desenvolvida por um empresário e pesquisador de Manaus que transformou peixes amazônicos (pirarucu, tambaqui e jaraqui) em carne de hambúrguer.

Kleber Abreu explica ainda que o BNDES possui uma gama de produtos e serviços segmentados, como o cartão BNDES e programas que auxiliam empreendedores com recursos não-reembolsáveis, ou seja, aquele financiamento que o empresariado não precisa devolver.

Sobre o BNDES O banco tem como uma de suas prioridades apoiar as micro, pequenas e médias empresas e os trabalhadores autônomos de todo o país, pelo seu importante papel na criação de empregos e geração de renda. 

Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

Serviço:

O que: 4º Fórum de Inovação do Amazonas

Onde: Auditório Auton Furtado, na Fieam (Av. Joaquim Nabuco, 1919 – centro)

Quando: Dia 27 de outubro (quinta-feira)

Horário: 15 h

Entrada: Gratuita

Público-alvo: Micro, pequenas e médias empresas e pessoas físicas

Outras informações: 9198-8815 (Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação – Deapi/SECTAM)

Imagem: Divulgação BNDES

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Luciete Pedrosa