ATLAS DOS CIENTISTAS
Criou rede de instituições voltada à infância
1899 - 1975André Vidal de Araújo, pernambucano, viveu em Manaus desde criança. Formou-se pela Faculdade de Direito do Amazonas e também fez cursos de Pedagogia, Psicologia e Filosofia. Foi Promotor, Juiz de Direito e o primeiro Juiz de Menores de Manaus, cargo no qual construiu uma rede de instituições voltadas para a assistência e proteção à infância e à adolescência.
No campo da Assistência Social, destaca-se pela criação do Instituto Montessoriano para crianças com necessidades especiais, e a Escola de Serviço Social do Amazonas, de nível superior, em 1941, destinada a habilitar profissionais para o enfrentamento das questões socioeconômicas decorrentes da crise do extrativismo da borracha, hoje incorporada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Dentre os órgãos que criou subsiste a Creche Circulista Menino Jesus, conhecida como Casa da Criança.
Como magistrado, André Araújo chegou a desembargador. Exerceu o magistério em nível médio no colégio Dom Bosco e na escola Sólon de Lucena, e superior na escola Serviço Social e na Faculdade de Filosofia.
O pensamento de André Araújo está registrado em livros e em artigos de vários jornais. Foi membro de entidades de Ciências Sociais na Hungria, Filadélfia, Paris, Bruxelas, Colúmbia e Porto Rico.
Fonte: SECTI-AM, Atlas dos cientistas do estado do Amazonas