Redes de incubadoras assinam convênio de cooperação

04/10/2012 – A Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami) e a Rede Nordeste de Incubadoras firmaram parceria para fortalecer a atuação no apoio de eventos com foco no empreendedorismo inovador das incubadoras e parques tecnológicos.

De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia da Rami, Euler Guimarães, o estado do Amazonas passa por um bom momento proporcionado pela interlocução de instituições para a criação de um ambiente favorável para empresas de base tecnológica. “Será um grande avanço para as incubadoras do Amazonas, pois a metodologia foi baseada em boas práticas de incubação no exterior e no Brasil”, garantiu.

A parceria também terá como foco mapear processos de gestão e capacitação e prospecção de oportunidades às empresas incubadas. O termo de cooperação foi assinado pelas instituições durante do no 22º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado em Foz do Iguaçu, no fim de setembro.

Incubadoras no interior do Estado

Desde 2008, com a promulgação da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, o Amazonas se dedica a ampliar a rede de incubadoras de empresas pelo estado. A legislação estadual criou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A incubadora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) está em expansão para atender os campi do interior do Amazonas. “Ela [a incubadora] é uma incubadora de base tecnológica e tradicional com o intuito de atender empresas, de acordo com a especificidade de cada local, e com o objetivo de promover o desenvolvimento regional. O Ifam está em processo de estruturação para este fim”, afirmou a gestora da incubadora do Ifam-AYTY, Maria Gorete Falcão de Araújo.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias