Professores recebem capacitação para desenvolver pesquisas em escolas públicas do Amazonas
28/09/2012 – Professores da rede pública do Amazonas receberam capacitação para participar do Programa Ciência na Escola (PCE) no 1º Puxirum PCE, na quarta-feira (26/09). No evento, realizado no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), os educadores participaram de oficinas de elaboração de projetos científicos escolares.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
Durante as oficinas, os professores se reuniram em oito salas, com capacidade para 50 pessoas, cada. Com o objetivo de abordar as etapas de criação do projeto, as oficinas serviram para tirar dúvidas sobre o edital 003/2012, que recebe inscrições até esta sexta-feira (28/09).
De acordo com a coordenadora do Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas (PGCT/AM/PCE), Fátima Vieira, a capacitação contribui para a formação de futuros multiplicadores. “Quanto maior o conhecimento que oferecemos, maior será a qualidade dos trabalhos que virão no futuro. Queremos melhorar o nível das propostas no que diz respeito à ciência”, frisou.
O programa também capacitou mais de 800 pessoas no interior do Estado. No total, 17 cidades receberam as visitas. “O número de participantes não foi inferior a 46 professores por sala”, comemora Fátima.
A coordenadora também destacou que outras capacitações serão promovidas nas próximas edições, a fim de intensificar trabalhos que envolvam a ciência na educação básica. “É um campo novo no Estado do Amazonas e poucas pessoas tiveram a preocupação com a formação de professores para trabalharem com a ciência”, disse.
Capacitação
Para a facilitadora Irlane Maia, a orientação engrandece as pesquisas realizadas pelo PCE. “Às vezes o professor desenvolve um trabalho, mas acaba ficando apenas no âmbito escolar e com isso, não se tem um trabalho de divulgação no campo científico. O PCE vem com essa perspectiva de formar os estudantes da educação e, assim, inseri-los na iniciação científica”, pontuou.
De acordo com o professor João Batista – participante da oficina – apesar de conhecerem o programa, os docentes da rede pública sentem dificuldades para elaborar os projetos obedecendo às normas do edital. “Consegui tirar várias dúvidas. Já tenho um projeto em mente e a oficina, com certeza, me ajudará a submeter a proposta ao edital”, ressaltou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade Do Ensino (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed). O programa consiste em incentivar a produção científica nas escolas públicas do Estado e prepara os alunos para uma vida acadêmica de sucesso.
O edital 003/2012, aberto até esta sexta-feira (29/09), está disponível no site da Fapeam.
O programa apoia, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Em sua sexta edição, o PCE tem como meta receber a inscrição de mais de 500 projetos, que deverão preencher as 320 vagas divididas entre o interior e a capital. Os projetos aprovados recebem incentivo de R$ 4,8 mil para o desenvolvimento de pesquisas pelo período de seis meses. Os estudantes, professores e técnicos envolvidos recebem bolsas diferenciadas ao longo do processo.
Para acessar o edital do PCE, clique aqui:
Fonte: Agência Fapeam, por Esterffany Martins