Ministro de CT&I realiza primeira visita ao Amazonas
18/09/2012 – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Marco Antonio Raupp, estará em Manaus no próximo dia 28 de setembro (sexta-feira). Será a primeira visita de Raupp ao Amazonas na condição de ministro de Estado.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
Na agenda de Marco Antonio Raupp, está previsto o anúncio da entrega do Centro de Dados (datacenter), que propiciará a criação de infraestrutura de cloud computing (computação em nuvem) da internet acadêmica brasileira.
O projeto é gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo resultado de parceria firmada, no ano passado, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa chinesa de componentes eletrônicos Huawei, responsável pela doação do equipamento.
O equipamento possibilitará o compartilhamento de dados de instituições públicas ligadas ao ensino e pesquisa na Amazônia. Além disso, deve complementar a capacidade da rede multigigabit nacional, gerenciada e operacionalizada pela RNP.
Integrado ao centro de dados de Manaus, também haverá outro em Recife. Os dois terão capacidade para armazenar cerca de quatro petabytes de dados, o equivalente a quatro milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD.
Aumento da capacidade da RNP
Outro destaque da programação será o anúncio do aumento da capacidade de operação da rede acadêmica nacional (mais conhecida como rede Ipê). A iniciativa é outro projeto gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
A ampliação da capacidade do Ponto de Presença (PoP) da rede elevará o nível de qualidade da Internet acadêmica no Amazonas. Com isso, serão beneficiadas atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura.
Amazônia
Durante pronunciamento feito na cerimônia de encerramento do Fórum conjunto dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais pra Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na última sexta-feira (14), em Gramado (RS), o ministro Raupp fez questão de destacar a relevância estratégica da Amazônia para o país. “Nós temos a obrigação, toda a sociedade brasileira, de participar do desenvolvimento dessa grande região”, afirmou.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Lisângela Costa