Autismo no Contexto da Inclusão em debate na Ufam em Manaus
31/08/2012- Com o objetivo de suscitar o debate, socializar e ampliar informações relevantes sobre o autismo no contexto da Educação, e assim, contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes autistas, teve início o III Simpósio de Autismo no Contexto da Inclusão. A programação do evento se estenderá até esta sexta-feira (31).
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
A mesa da Cerimônia de Abertura do Simpósio estava composta pela vice-diretora da Faculdade de Educação (Faced), professora Ana de Oliveira Castro, pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Dr. Francisco Baptista Assumpção, pela coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (Neppd), professora Maria Almerinda de Souza, pela presidente da Associação Brasileira de Autismo (Abra), Marisa Furia Silva, pela professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Maria Bessa Rebello Guerreiro, e pela professora da Secretaria do Estado de Educação no Amazonas (Seduc), Hortência Macedo da Silva.
A professora Ana de Oliveira deu as boas-vindas aos alunos e professores, aos profissionais que trabalham com pessoas com autismo e aos pais presentes. “É com muito orgulho que a Faculdade de Educação recebe os participantes do evento e esperamos que estes sejam dias profícuos para a troca e a construção do conhecimento sobre o autismo no contexto da inclusão”, disse.
Representando a Seduc, a professora Hortência Macedo da Silva destacou a importância do evento e parabenizou o Neppd e a professora Maria Almerinda pelos projetos que estão sendo desenvolvidos, desde a década de 80, em prol do atendimento a pessoa com autismo. “Parabenizo à UFAM por ter escolhido um tema tão importante que preocupa bastante todos os representantes do Sistema Público de Ensino. Fico feliz por esta academia estar oportunizando um espaço para a discussão desta problemática do autismo, para que também, nós da área da Educação, possamos nos informar, discutir este tema e nos qualificarmos em relação ao atendimento das crianças e adolescentes autistas”, salienta a professora.
A coordenadora do Neppd e membro do Comitê Organizador do Simpósio, professora Maria Almerinda, falou da importância de socializar o conhecimento sobre o autismo. “O núcleo vem realizando várias pesquisas sobre o autismo ao longo destes anos, e durante o evento, serão apresentados nossos estudos e os de pesquisadores de outros estados e até mesmo de Portugal. Gostaríamos que as Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas participassem também, apresentando os seus trabalhos, para que assim possamos unir forças e socializarmos o conhecimento na área do autismo”.
Após a cerimônia de abertura, o Dr. Marcelo Assumpção proferiu a palestra “O que é uma criança autista? Como definir o diagnóstico?”, seguida da palestra “ABRA, história, novas tendências e perspectivas”, proferida pela presidente da Associação Brasileira de Autismo Maria Furia Silva.
Sobre o Neppd
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (Neppd) foi fundado em 2001 e está localizado na Faculdade de Educação. O Núcleo envolve professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação, através de um trabalho multidisciplinar e interdepartamental voltado aos educandos com dificuldades na aquisição de aprendizagem e pessoas com deficiência.
O trabalho do núcleo focaliza o ser humano no seu aspecto global relacionando-o diretamente ao processo de aprendizagem visando identificar, acompanhar e orientar pais, professores e estudantes.
O Neppd promove palestras, encontros e simpósios na área da Educação Especial e também realiza atendimentos Pedagógicos, Psicopedagógicos e Psicomotores de alunos encaminhados por escolas públicas e particulares.
Para mais informações acesse o blog do Neppd: neppdufam.blogspot, site: neppd.com, ou página do facebook do simpósio ou ainda pelos seguintes telefones: (92) 3305-4611 / 9126 – 5516 / 9122 – 1613.
Fonte: Ufam