Vacina contra a dengue aguarda aprovação da Anvisa para teste humanos
29/08/12 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) analisam o pedido do Instituto Butantan para iniciar os ensaios clínicos, em humanos, da vacina contra dengue. Entretanto, não há prazo para quando a liberação deve ser dada.
Siga CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
De acordo com o diretor-médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Alexander Precioso, o processo para obtenção da autorização para os ensaios clínicos estão em andamento há pelo menos dois meses. “O projeto é encaminhado, é feita uma avaliação parcial que nos é enviada de volta para que respondamos algumas questões, devolvemos e outras questões vêm”, afirmou.
Se o pedido for aceito, o instituto poderá iniciar o recrutamento de 300 voluntários nos quais a vacina será experimentada. A vacina já passou por testes em diversos grupos de 20 pessoas, nos Estados Unidos, para avaliar a sua segurança. Os voluntários serão moradores de São Paulo e, depois, conforme os dados coletados e avaliações, as próximas fases incluirão cidades representativas de todo o Brasil e um maior número de voluntários.
A vacina é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue com a administração de apenas uma dose. Na primeira fase de testes, poderão participar adultos entre 18 e 50 anos, de ambos os sexos e que não tenham nenhuma doença de base. A vacina está sendo elaborada desde 2005, em parceria com institutos americanos de pesquisa em saúde. A estimativa é que esteja disponível para a população entre 2014 e 2015.
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Brasil