Fucapi tem 20 projetos aprovados em programa nacional de apoio ao empreendedorismo

28/08/2012 – Dos 35 projetos aprovados no edital de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec), promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 20 são de alunos e pesquisadores da Faculdade Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica). O objetivo do programa é transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo. No Amazonas, o Bitec tem apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!

Um dos temas em destaque dos projetos é a construção de identidade visual para pequenas e micro-empresas. Os alunos da Faculdade Fucapi têm participado do programa desde suas primeiras edições. “Alunos e professores estão envolvidos com o Bitec há muitos anos”, explica o professor e Designer da Fucapi, Marcone Duarte. Os projetos desenvolvidos durante os seis meses de cada edição do programa representam uma possibilidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos na graduação, com retorno imediato para os pequenos empreendedores.

“Participei em 2003, como aluna, e venho participando desde 2008, como orientadora”, conta a designer e professora da Faculdade Fucapi Alderlane Ribeiro. “Além de muito forte, a participação da Fucapi é sempre reconhecida na escolha dos melhores projetos, ao final das edições.”

O Bitec

O objetivo do BITEC é transferir conhecimento das universidades para o setor produtivo, inserindo estudantes de graduação nas empresas, com orientação de professores universitários. Micro e pequenas empresas dos setores da indústria, do comércio ou de serviços, cooperativas e empresas incubadas de base tecnológica podem receber o apoio da academia para melhoria de produtos e serviços oferecidos.

As atividades também estimulam a regularidade dos alunos e o melhor aproveitamento dos que recebem bolsa –a uxílio durante a elaboração dos projetos. O Programa é uma iniciativa de cooperação entre o IEL, o Senai, o Sebrae e o CNPq, que tem por objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

Os projetos selecionados estão em http://goo.gl/Acwq8.

Design da FUCAPI

A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Amazônia (Fucapi) trabalha para a promoção do desenvolvimento tecnológico regional e vem investindo na formação de profissionais qualificados em diversas áreas, especialmente no Design. O curso superior na área acaba de completar 10 anos.

“A Faculdade Fucapi tem a preocupação de formar profissionais preparados para os desafios da Amazônia, pensando em soluções para pessoas, empresas e produtos. A ideia é realmente ter profissionais que atuem a aproximação dos conhecimentos aprendidos na faculdade com a realidade local”, enfatiza Alderlane.

Fonte: Fucapi