Mast realiza Simpósio Internacional de Instrumentos Científicos

10/08/2012 – Pela primeira vez no hemisfério sul, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) realiza, de 8 a 12 de outubro, o 31ª Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos. O objetivo do evento é estimular a pesquisa acadêmica em história dos instrumentos científicos, preservação, conservação e documentação de coleções de instrumentos, assim como seu uso no amplo espectro de disciplinas relacionadas ao patrimônio científico, museologia e história das ciências.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!

Aberto a todos aqueles interessados na história, preservação, documentação e uso de instrumentos científicos históricos, o simpósio internacional incluirá visitas técnicas às mais importantes coleções de instrumentos científicos históricos do Rio de Janeiro. O prazo para as inscrições regulares termina em 30 de agosto.

Os trabalhos apresentados no simpósio deverão abordar temas e desafios relacionados à pesquisa, interpretação e promoção dos instrumentos científicos de valor histórico, com destaque para a “utilização, comércio e intercâmbio de instrumentos científicos entre a Europa e as Américas”. Este tema abrange o comércio de instrumentos e métodos que utilizavam esses objetos era de natureza bilateral, com aparatos sendo transferidos em ambos os sentidos – da Europa às Américas e vice-versa.

MAST

O Mast, aberto ao público em 1985, é um instituto de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre as suas principais atividades, destaca-se a preservação de coleções, especialmente a de instrumentos científicos de valor histórico, que atribui ao Mast a tipologia de museu de ciência e técnica.

O museu está situado no campus do antigo Observatório Nacional (ON), ocupando algumas edificações antigas que pertenceram a esse outro instituto de pesquisas do MCTI. As edificações históricas, assim como as coleções, originadas do Observatório Nacional, são tombadas em âmbito federal (1986 – Iphan) e estadual (1987 – Inepac). No prédio sede do Mast, encontra-se a reserva técnica visitável, onde uma parte considerável da coleção está organizada. A coleção, considerada das mais importantes em sua tipologia na América do Sul, contém 2000 objetos, sendo que 1700 são provenientes do antigo observatório.

Esses objetos são testemunhos de serviços e pesquisas de grande importância para o país como a determinação da hora oficial, a previsão do tempo, observação de fenômenos astronômicos, delimitação de fronteiras brasileiras, mapeamento magnético do solo brasileiro, dentre outros.

A maioria desses instrumentos foi fabricada nos séculos XIX e início do XX, embora algumas das peças mais interessantes esteticamente sejam provenientes do século XVIII. Muitos desses objetos são relacionados à astronomia, topografia, geodésia, meteorologia e ótica e são típicos desse tipo de instituição, mas a coleção também se debruça sobre outras áreas científicas como a eletricidade, a química e o magnetismo.

Fonte: Site do Mast