SECTI e municípios do AM criarão comitês para implantação do projeto Cidades Digitais
31/07/2012 – Com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e da empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), representantes das prefeituras dos municípios de Coari, Manacapuru e Manaquiri reuniram-se, na sede da SECTI, para iniciar os diálogos visando à criação de comitês para atuar na implantação do projeto Cidades Digitais.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!
A iniciativa faz parte dos preparativos para a inclusão dos municípios no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). As três cidades amazonenses estão na lista dos 80 municípios selecionados recentemente pelo Ministério das Comunicações (Minicom) para participar do projeto, que conta com investimento de R$ 40 milhões do Governo Federal e prevê a instalação de redes de fibra ótica com a finalidade de interligação do sistema público de gestão e a disponibilização de pontos de acesso gratuito à internet.
Ao todo, serão formados dois comitês por município, o gestor e o técnico, que serão compostos por membros da SECTI-AM, Prodam, instituições de ensino e pesquisa, representantes do governo e da sociedade civil organizada com objetivos de administrar o bom uso dos recursos do projeto, além de garantir a continuidade operacional com a implantação de um plano de manutenção da infraestrutura a ser montada nos municípios selecionados.
Projeto objetiva a inclusão digital das cidades
A implantação do projeto trará inúmeros benefícios aos municípios, como ampliação e oferta dos serviços públicos à população, redução do custo de telefonia e aumento e eficiência da administração pública por meio da informatização das rotinas administrativas.
Outro aspecto destacado pelo titular da pasta de CT&I, Odenildo Sena, é a possibilidade de atração de novos investimentos em decorrência da melhoria em termos de infraestrutura. “O município que possui internet proporciona mais afirmação à sua população. Além disso, com internet eficaz, pode-se captar, por exemplo, mais investimentos. Hoje em dia, nenhum empresário quer se fixar num local que não tenha um mínimo de estrutura”, afirmou.
O secretário de C&T do município de Coari-AM, Eloym Assunção, agradeceu o apoio e empenho da SECTI-AM no acompanhamento dado aos municípios. “Estamos otimistas quanto à implantação da rede no interior. Não podemos perder as oportunidades que surgem por problemas de internet”, comentou.
O anel de fibra ótica contemplará diversos pontos de acesso atingindo escolas, hospitais, prefeituras, delegacias de polícia e órgãos públicos das três esferas da administração.
Rede de Comunicação Estadual
Os projetos dos três municípios encaminhados ao Ministério das Comunicações para participar da seleção do “Cidades Digitais” foram produzidos pela SECTI-AM e pela Prodam em parceria com as prefeituras das respectivas cidades.
A ação faz parte do processo de implantação da Rede Estadual de Comunicação, que tem como proposta interligar órgãos governamentais por meio de infraestrutura de comunicação convergente, capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz. A Rede, entre outros benefícios, possibilitará o desenvolvimento de projetos que necessitem de alta capacidade de banda de comunicação, como videoconferência, telemedicina, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet), graças à infraestrutura central básica de suporte segundo informou a empresa Processamento de Dados do Amazonas.
Fonte: CIÊNCIA em PAUTA/SECTI-AM, por Carlos Fábio Guimarães