Professor do Ifam representa o Amazonas em Congresso Mundial de Sociologia Rural

31/07/12 – Até o dia quatro de agosto, acontece o XIII Congresso Mundial em Sociologia Rural, em Lisboa (Portugal), com o tema “O novo mundo rural: da crise às oportunidades”. O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) será representado pelo professor José Edison Carvalho Soares, do Campus Manaus Zona Leste (CMZL).

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!

O objetivo do congresso é incentivar a colaboração interdisciplinar e o intercâmbio para o avanço da aplicação da investigação sociológica, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida rural e a mais ampla compreensão dos sistemas agroalimentares.

Projeto Tarumã Mirim

No evento, será apresentada a palestra sobre o projeto Tarumã Vida, desenvolvido em parceria entre o Ifam-CMZL e a Embrapa Amazônia Ocidental, no assentamento Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus. As ações do projeto incentivaram os assentados a se organizarem em torno do uso sustentável de sua propriedade agrícola e têm abastecido feiras de Manaus com hortaliças e frutas.  

Para o professor Edison Soares, especialista em Associativismo e Cooperativismo, o projeto considera a dimensão social, além da ambiental, econômica e cultural. As comunidades já conquistaram resultados importantes, como melhoria na renda, capacitação, diminuição dos impactos ambientais e fortalecimento da associação. 

Sobre o projeto                      

Em 2011, o projeto foi selecionado como uma das tecnologias sociais finalistas no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Essa premiação certifica e reconhece iniciativas que promovem soluções sociais em todo o país. 

O projeto é financiado com recursos do Ifam (zona leste) e da Embrapa, em edital do Macroprograma 6 de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar e à Sustentabilidade do Meio Rural .

As tecnologias sociais selecionadas estão no site

http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/ 

Fonte: Ifam