Pesquisas da UEA apresentadas na SBPC envolvem 16 subáreas do conhecimento
27/07/12 – São Luís (MA) – Alunos e professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentam, até esta sexta-feira (27), cerca de 40 trabalhos na sessão de pôsteres do maior evento científico da América Latina: a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na cidade de São Luís (MA).
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!
Os trabalhos estão distribuídos em 16 subáreas do conhecimento e, para todos os expositores, a oportunidade de troca de informações entre diversas ciências é um dos principais benefícios gerados pela participação no evento. A finalista do curso de Pedagogia, Nayara Ferreira, apresentou na Reunião Anual da SBPC o resultado do estudo produzido em uma escola Municipal de Manaus e que sugere a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem por objetivo promover a saúde no espaço escolar.
“Estou encerrando o curso com ‘chave de ouro’. Cada vez mais surgem ideias para o mestrado e está ficando até mais difícil saber o que fazer na área de educação e saúde. Inclusive, também aproveitei para fazer contato com pessoas de outras universidades e já pensamos até em firmar parcerias para produzirmos oficinas durante a Semana de Pedagogia da UEA”, comenta a aluna.
Mesmo depois de concluir o curso de Ciências Biológicas, Rafaela do Nascimento, fez questão de apresentar o trabalho desenvolvido durante a graduação. “Eu estava na SBPC de 2011, em Goiânia, e lá apresentamos esse mesmo projeto, mas ele ainda estava em fase inicial. Por isso, quis voltar e apresentar o resultado da minha pesquisa”, disse. Rafaela utilizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) como objeto de sua pesquisa que mostra duas estratégias de ensino da Biologia utilizada com alunos do ensino médio.
Foram inscritos para a sessão de pôsteres, acadêmicos da Universidade oriundos de Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé, além da capital Manaus. Do total de participantes da UEA, cerca de 20 pessoas, estão em São Luís com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).
Fonte: UEA, por Lívya Braga