Investimento em pesquisas de saúde é destaque da revista Amazonas Faz Ciência

25/07/2012 – São Luís (MA) – Os investimentos do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em pesquisas voltadas para a saúde do Estado já somam mais de R$ 12,4 milhões em cinco instituições da área. Por conta dos recursos aplicados, registrou-se um incremento significativo em pesquisas de ponta voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

Esse tema foi abordado na matéria de capa da 25ª edição da revista Amazonas Faz Ciência, lançada nesta terça-feira (24/07), na Mostra de Ciência e Tecnologia  (ExpoT&C), no âmbito da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A publicação é produzida pelo Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon) da FAPEAM, trimestralmente.

Segundo a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, os investimentos em CT&I na área da saúde renderam bons frutos para o Amazonas, pois, os resultados desses investimentos otimizam a oferta de serviços de saúde à sociedade amazonense.

“Antes da criação da Secti (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação) e da FAPEAM, o Estado possuía apenas 28 Grupos de Pesquisa em Saúde. O número saltou para 52 em 2004, reflexo do surgimento das duas instituições, em 2003. Atualmente 68 Grupos de Pesquisa da área de saúde aparecem no Diretório de Grupos Tecnológicos (DGP/CNPq), um crescimento acumulado de 143%”, enfatizou.

Leia essa matéria na íntegra na nova edição da Amazonas Faz Ciência clique aqui

Na ocasião do lançamento da revista, a diretora-presidenta, Maria Olívia Simão, destacou que a revista já está consolidada como um instrumento de divulgação científica voltado para vários públicos. Ela destacou como exemplo, o suplemento infantil ‘Amazonas faz Ciência – Criança’, que vem agregado a revista ao público infantil. “A revista e o suplemento ganharam espaço junto aos estudantes e às crianças, o que tem contribuído para transformar a visão das pessoas sobre a ciência”, informou.

Maria Olívia também destacou que esta edição traz várias reportagens que atendem à temática ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza’, da 64ª Reunião Anual da SBPC deste ano.  Ela explicou que a FAP teve toda uma preocupação de produzi-la conforme a proposta do evento. “Nós temos o comprometimento de mostrar para a sociedade o quanto a ciência é fundamental para transformar o seu dia a dia para melhorar a qualidade de vida. As pessoas usam tantos produtos gerados pela ciência, têm sua vida altamente influenciada pela ciência, mas não percebem e acham que é algo apenas dos estudantes e institutos, mas a ciência está presente no nosso cotidiano”, assegurou.

Além da presença do grande público visitante da ExpoT&C, o evento contou com a participação do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado José Ricardo, do secretário-executivo adjunto da Secti-AM, Eduardo Costa Taveira e da representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rita Mara Garcia, da Secretaria do Estado de Educação (Seduc).

O presidente da Comissão de CT&I da Aleam, José Ricardo, falou ao público presente sobre a importância da revista para a difusão da pesquisa do Estado do Amazonas em todo País.

Já o secretário-executivo da Secti, Eduardo Costa, parabenizou a FAPEAM pelo lançamento da revista e ressaltou a importância de investimentos no campo científico. “É preciso que haja a consciência por parte dos governos em investir mais em ciência, principalmente para o Estado do Amazonas para podermos alavancar o cenário da CT&I na região”, declarou.

A representante da Seduc, Rita Mara Garcia, agradeceu, na ocasião, as parcerias firmadas com a FAP por meio de vários programas da instituição, destacando a importância dessas iniciativas na educação básica. “A Seduc, por meio da FAPEAM, trabalha com os estudantes dos ensinos Médio e Fundamental, fomentando a pesquisa desde a educação básica. Temos no Amazonas jovens pesquisadores”, finalizou.

A revista Amazonas Faz Ciência e o suplemento Amazonas Faz Ciência Criança são distribuídos gratuitamente ao grande público, em eventos técnico-científicos, instituições, escolas e ao grande público, também pode ser acessada on line na aba de publicações do site da FAPEAM ou clicando aqui.

Fonte: Agência Fapeam, por Esterffany Martins e Cristiane Barbosa