Fapeam intensifica ações na 64ª reunião da SBPC
06/07/2012 – Se depender do esforço da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), a participação do Estado do Amazonas na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís (MA), a partir do dia 22 até 27 de julho, promete ser intensa e tornar público as principais ações de CT&I alavancadas pelo Governo do Estado.
Siga a SECTI-AM e CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!
Com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, o Estado quer reforçar a sua imagem na condição de uma das unidades federativas que vem conquistando maior avanço no campo da CT&I, nos últimos anos. “O Governo do Amazonas tem investido muito em CT&I e vamos levar um pouco desse muito, por meio de instituições que vão apresentar projetos e práticas dentro da temática proposta”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena.
Segundo a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olivia Simão, o tema da Reunião da SBPC este ano, que envolve a erradicação da pobreza é bastante motivador. “A ideia é que os participantes do Amazonas façam o público se sensibilizar, dando a atenção necessária ao tema, assim como conheçam as tecnologias desenvolvidas para mudar a vida do povo amazônida utilizando os recursos naturais de forma sustentável”, destacou.
Fapeam na SBPC
As instituições que irão representar a produção do conhecimento científico do Amazonas fazem parte do sistema público estadual de CT&I – formado pela Universidade do Estado (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e Centro de Educação Tecnológica (Cetam). Também integram o grupo de expositores a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Nokia de Ensino (FNE), enquanto instituições convidadas.
A participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) acontecerá em várias frentes: na ExpoT&C – grande mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) – onde será apresentado um dos projetos fomentados pelo Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas (Pappe) com o projeto “Papel de guaraná” desenvolvido pela Refiam, empresa semi-industrial especializada em reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais geradas por meio de pesquisas de transformação de resíduos orgânicos em fibras. No financiamento de 42 passagens para que pesquisadores apresentem os resultados de trabalhos sendo desse total, 23 pesquisas desenvolvidas em unidades de instituições de ensino e pesquisa instaladas no interior do Amazonas, e por fim na cobertura jornalística do evento com equipes de Rádio, Tv e Site disponibilizando em tempo real as principais notícias sobre o evento.
Outra importante participação do Amazonas acontecerá no Fórum do Consecti/Confap que também será realizado durante a programação da SBPC, com a participação da diretora presidente da Fapeam, Maria Olivia Simão. Ela participará de discussões referentes ao plano estratégico de desenvolvimento da ciência e tecnologia para a Amazônia para que a região saia do potencial para o real.
“Nós queremos que nossos resultados, nossos pesquisadores e nossas temáticas estejam presentes num evento desse porte e a única forma disso acontecer é possibilitar a participação de pesquisadores e estudantes que além de trazer na bagagem o que aprenderam, trazem uma rede de relações fundamentais para o universo das pesquisas”, destacou.
Sobre a SBPC
Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em CT&I.
A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).
Acesse o site da SBPC, clique aqui.
Fonte: Agência Fapeam, por Ulysses Varela.