Cientistas descobrem genes ligados ao bom rendimento escolar

05/07/12 – Uma pessoa atenta e persistente na escola pode ter um bom rendimento escolar, chegar à universidade e ter os melhores empregos e salários com uma boa qualidade de vida. Mas aquele que não consegue atingir os melhores níveis educacionais pode ter as raízes dessa dificuldade em seus genes. Siga a SECTI-AM e CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

De acordo com um estudo publicado no periódico Developmental Psychology, da Associação Americana de Psicologia, três genes estão ligados ao sucesso na vida educacional.

Metodologia – O Add Health foi construído em quatro fases de coleta de dados, entre 1994 e 2008, quando os participantes estavam no ensino médio até a idade de 24 a 32 anos. Os estudantes e seus responsáveis responderam a questionários, foram entrevistados, e alguns aceitaram oferecer material genético para o banco de dados.

A pesquisa conduzida pelos pesquisadores para mapear os genes contou com os dados de 1.674 pessoas deste banco de informações. Entre os que tiveram melhor rendimento escolar, a análise mostrou a prevalência de alterações em três genes do sistema dopaminérgico (ligado ao desenvolvimento de processos cognitivos): DAT1, DRD2, DRD4.

Fonte: Exame