SECTI-AM e Prodam assinam acordo de cooperação com a Telebras
28/06/12 – O Governo do Amazonas deu um passo importante visando à expansão do sistema de comunicação no Estado. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) assinaram Termo de Cooperação Técnica com a Telebras para a execução de ações conjuntas de integração de redes de fibra ótica.
A assinatura do termo de cooperação ocorreu nesta quarta-feira (27), em Brasília. O documento prevê o intercâmbio de conhecimentos técnicos, a troca de informações e o apoio a ações para a cessão e ou compartilhamento de espaços físicos e de infraestrutura da rede de telecomunicações.
Por meio da parceria, será possível a viabilização de ações estratégicas nessa área. Uma das mais importantes é o projeto de implantação da internet banda larga em municípios do interior do Amazonas. O objetivo inicial do projeto é a utilização da infraestrutura do cabo de fibra óptica do gasoduto Coari-Manaus para a instalação do serviço de internet banda larga nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Anamã, Anori, Codajás e Coari.
Dos benefícios a serem gerados, é possível destacar o aprimoramento da gestão pública por meio da interligação de órgãos governamentais, o que deverá garantir prestação de serviço de melhor qualidade à população; bem como, os impactos positivos em segmentos, como saúde, educação, indústria, comércio, entre outros.
Na avaliação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, a ação é estratégica para o Estado e vai possibilitar a conexão de hospitais, escolas e postos de saúde, em especial do programa Telessaúde. “Imagine um médico da capital poder orientar à distância um enfermeiro durante uma emergência, pois está vendo o paciente, a situação e interagindo na hora. É o primeiro ‘pé’ da Telebras no Amazonas. Isso vai promover uma revolução no Estado”, comentou.
“O papel da Telebras é ir aonde os outros não vão”, afirmou o presidente da Telebras, Caio Bonilha, durante a assinatura do termo. Ele ainda ressaltou o empenho do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao destinar uma verba específica a ser aplicada no desenvolvimento das telecomunicações no estado do Amazonas. “Estamos cumprindo com as nossas obrigações com a região Norte”, destacou.
Participaram da reunião de formalização da parceria o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, o diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva, e o presidente da Telebras, Caio Bonilha.
Ciência em Pauta/SECTI-AM, por Vanessa Brito