SECTI-AM articulará novos incentivos para incubadoras de empresas
27/06/12 – A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) está intensificando as ações visando ao fortalecimento do processo de incubação de empresas no Estado. Visita realizada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), na manhã desta terça-feira (26), pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, e pelo secretário executivo da SECTI, Dalton Vilela, com o objetivo de conhecer o funcionamento da incubadora, insere-se nesse contexto.
Na ocasião, os secretários visitaram as instalações do Cide e discutiram sobre futuras parcerias para apoiar a incubadora no auxílio a empresas com produtos e serviços inovadores. Atualmente, o Centro conta com 25 empresas residentes e 17 associadas e oferece aos empresários consultoria, assessoria empresarial e espaço de divulgação em feiras e eventos, entre outras ações.
O titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, avaliou como positiva a visita e considerou como promissora a gestão das empresas residentes no local. “Não fazemos ideia dos materiais, processos e produtos inovadores produzidos pelas empresas do Amazonas. Produtos e serviços de altíssima qualidade estão sendo fabricados aqui (Cide)”, disse o secretário. Segundo ele, “o propósito da secretaria, após a realização dessa ação, é fazer uma articulação mais próxima com o Cide e auxiliá-lo na captação de recursos”, ressaltou.
Para o diretor-executivo do Cide, José Grosso, a visita foi essencial e contribuirá para valorizar os empreendedores do Estado. “Essa visita é gratificante para nós. Estamos trabalhando na reestruturação do Cide e na busca de investimentos para ampliação das instalações, para melhor auxiliar os empresários”, afirmou Grosso.
Na visão da consultora do Cide, Cleide Furtado, a ideia é fomentar o desenvolvimento do Centro, que foi inaugurado há 12 anos, e ampliar a rede de relacionamentos com o poder público e iniciativa privada. “Queremos fortalecer as parcerias com as instituições de pesquisas para colocar novos produtos no mercado e ainda atrair a atenção do poder público para aumentar os recursos”, salientou.
Apoio
No último dia 15 de maio, o Governo do Amazonas, por meio da SECTI-AM e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou edital do Programa de Apoio a Incubadoras (Pró-Incubadoras). O edital prevê investimento da Fapeam da ordem de R$ 1,7 milhão para o fortalecimento das incubadoras já existentes e promover a implementação de novas incubadoras.
Outra ação de apoio a incubadoras destacada pelo secretário Odenildo Sena é o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – (Pappe Integração), onde seis empresas residentes e três associadas ao Cide foram contempladas com os recursos, de um total de 24 projetos aprovados em diversas áreas. O resultado do edital foi divulgado no último dia 5 de junho e prevê a destinação de recursos financeiros estimados em R$ 6 milhões, oriundos da parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fapeam.
Fonte: SECTI-AM/Ciência em Pauta, por Vanessa Brito