Seminário voltado para economia sustentável será tema de livro

26/06/2012 – Sucesso de público e crítica. Em síntese, é assim que a professora Débora Santiago avalia o 1º Seminário de Economia e Desenvolvimento Sustentável de Itacoatiara, realizado no último sábado (23), no município. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre profissionais, comerciantes e acadêmicos. Siga a SECTI-AM no Twitter! Com a temática sustentabilidade, os palestrantes puderam expor suas ideias e até cobraram providências e atuações mais diretas dessas instituições para que o verdadeiro desenvolvimento sustentável possa ser promovido, informou Débora, também coordenadora do Seminário. O evento realizado pelo Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesi) aconteceu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “O próximo passo agora é a publicação dos anais do Seminário. Os resultados apresentados durante o evento não devem ficar restritos apenas aos participantes, mas sim à toda comunidade do município e Estado. São iniciativas para a promoção do desenvolvimento sustentável que objetiva não apenas a geração de renda e emprego para a população, mas também a preservação do meio ambiente”, comentou.

Para a estudante do 4º período do curso de Ciências Econômicas, Maria Raimunda Silva, as discussões reveladas durante o seminário foram essenciais para o amadurecimento técnico adquirido durante a graduação. “Foi um espaço democrático onde os próprios comerciantes e artesãos da região falaram sobre as dificuldades em se conseguir financiamento e, principalmente, sobre a ausência de formas de incentivo à produção sustentável”, considerou. “Economia é importante na vida de qualquer pessoa e o seminário promoveu essa ideia macro aqui em Itacoatiara e ressaltando que é possível desenvolver a região com soluções sustentáveis”, explicou Maria, que nascida no município busca por meio da qualificação de nível superior contribuir para fortalecimento da economia local.

Para o professor de Informática do Cesi, professor Luíz Sérgio, esse seminário foi um marco para o município, pois foi a primeira vez em que se reuniu em caráter acadêmico os principais atores que geram desenvolvimento para Itacoatiara. “Em apenas um dia de evento puderam ser discutidas questões de extrema relevância para a promoção do desenvolvimento sustentável. Esse é o papel da universidade”, afirmou. Fonte: UEA