Fundação Alfredo da Matta realiza oficina preparatória para a implantação do Telessaúde
25/06/2012 – A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) dá mais um passo para a implantação das ações de telemedicina na instituição: dia 27 de junho será realizada no Miniauditório da FUAM, às 9 horas, a “Oficina sobre Telessaúde”. O evento é destinado a profissionais que atuam em diferentes setores da Fundação.
O objetivo da Oficina, segundo a chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia, Valderiza Pedroza, é preparar os participantes para a implantação do Telessaúde e do Ambulatório Digital de Dermatologia na instituição.
Na pauta da Oficina, que será ministrada por técnicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), orientações sobre o funcionamento do Programa Telessaúde no Brasil, no Amazonas e como será na Fuam. Serão mostradas as ferramentas, estrutura, além do cadastro de profissionais médicos que participarão do Ambulatório Digital de Dermatologia.
Na Fuam, cada setor terá uma agenda de atividades que poderá incluir cursos, treinamentos, discussão de casos clínicos e consultas médicas envolvendo profissionais e instituições que fazem parte da Rede operacionalizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O Ambulatório Digital de Dermatologia permitirá, por exemplo, que profissionais da saúde em municípios do interior do Estado troquem informações e discutam casos clínicos com profissionais da Fuam, um Centro de Referência nesta área. Se necessário, o paciente também pode passar por consulta com o profissional de Manaus, via videoconferência, em tempo real.
“Com esta ferramenta, vamos agilizar a resolução de casos nos municípios do interior, quando o encontro presencial entre nossa equipe de Manaus e os profissionais dos municípios não for possível”, afirma o diretor presidente da Fuam, o médico Carlos Chirano. “Os encontros e consultas virtuais ampliarão a capacidade de acesso e cura dos pacientes”, completa o médico.
Após a Oficina e cadastro dos profissionais médicos, a agenda de atendimento será formalizada e implantada. “A ideia é mantermos uma agenda semanal, viabilizando o contato com municípios do interior”, destaca Valderiza Pedroza
Fonte: Fuam