1º Workshop de Start-Ups motiva empreendedorismo de base tecnológica, em Manaus

24/05/2012 – Unir conhecimento científico, desenvolvimento e inovação, a partir da criação de empresas de base tecnológica motiva as discussões do 1º Workshop de Start-Ups do Amazonas, cuja abertura ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). 

Siga a SECTI-AM no Twitter!

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com o Inpa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), discute temas ligados ao empreendedorismo por meio de uma extensa programação, que se estenderá até às 17h30.

A finalidade do workshop é fomentar o pensamento empreendedor junto a pesquisadores e acadêmicos. Na avaliação do secretário executivo da SECTI-AM, Dalton Vilela, o workshop deverá contribuir para a geração do senso de relevância do fator inovação. “O workshop visa a motivar pesquisadores a utilizar seus próprios trabalhos para criar empresas e a partir disso, contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado”. O secretário executivo fez questão de destacar o papel da SECTI, a qual tem dado grande importância para a área.

Parcerias

O evento é realizado em parceria com a Coordenação de Extensão, Tecnologia e Inovação (Ceti) do Inpa. Para a coordenadora do Ceti, Rosângela Bentes, é necessário que os pesquisadores tenham contato com orientações sobre a criação de start-ups. Neste contexto, as parcerias são essenciais para despertar o conhecimento sobre este processo. “Há um anseio de que os pesquisadores saibam mais a respeito e passem a atuar de maneira a fortalecer o processo de inovação. Esse tipo de iniciativa é muito importante, porém, sem parceiros não é possível fazer uma ação deste tamanho”, frisou.

Palestras

O 1º Workshop de Start-Ups conta com palestras sobre diversos temas, como conceitos de planos de negócios, orientações para abertura de empresas, auxílio de incubadoras para empresas iniciantes e casos de sucesso de empresas start-ups. Os palestrantes convidados são o chefe do Departamento de Apoio à Inovação Tecnológica (DAT) da SECTI-AM, Kleber Sousa; o assessor da SECTI-AM, Domingos Sávio Oliveira; o consultor da Diretriz Consultoria, Aurecy Kennerly; e a consultora do Centro de Incubadoras e Desenvolvimento de Empresas (CIDE), Cleide Furtado.

A programação das atividades teve início às 9h30, com a palestra “Plano de Negócios: Conceitos, Aplicações e Componentes”, ministrada pelo assessor da SECTI-AM, Domingos Sávio Oliveira, e segue até às 17h30, com intervalo para o almoço.

Fonte: Ciência em Pauta/ SECTI-AM, por Vanessa Brito.