Canadá anuncia 12 mil vagas para bolsistas do Ciência sem Fronteiras

25/04/12 – O Canadá poderá acolher 12 mil estudantes brasileiros nos níveis de graduação, doutorado e pós-doutorado no âmbito do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras (CsF). O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), pelo governador-geral do Canadá, David Johnston, em reunião com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Siga a SECTAM no Twitter!

O representante canadense também informou que o setor privado daquele país está engajado na iniciativa e planeja apoiar estágios de alto nível para bolsistas brasileiros. “Para que os estudantes não só aprendam a teoria, mas também coloquem a mão na massa. Quando retornarem ao Brasil, eles serão os melhores embaixadores para fortalecer o nosso relacionamento”, disse.

Johnston elogiou os programas brasileiros, em especial o CsF, e lembrou que o Canadá é o principal destino para brasileiros que buscam aprender o inglês como uma segunda língua e fica atrás apenas da França quando se trata do aprendizado de francês. Segundo ele, a ideia á agregar novas experiências na parceria com o Brasil.

“Hoje, nossos laços multifacetados estão entrando em uma nova fase, mais dinâmica, na qual o Programa Ciência sem Fronteiras desempenhará um papel central”, disse Johnston. “A competência do Canadá em educação, inovação e ciência e tecnologia promete uma parceria valiosa para o ensino e aprendizado”.

Para a presidenta Dilma Rousseff, a oferta do Canadá é mais um passo na aproximação entre as duas nações e uma das grandes contribuições de países ao programa CsF. “A qualidade das instituições acadêmicas do Canadá e as relações que essas bolsas permitem para os estudantes em estudos acadêmicos e estágios empresariais vão fazer diferença dentro do programa”, ressaltou.

Fonte: MCTI