Curso de Políticas de Inovação para Gestores Públicos promovido pela SECT-AM inicia segunda-feira
13/04/12 – Na próxima segunda-feira (16), acontece a abertura do curso Políticas de Inovação para Gestores Públicos nos Estados do Brasil, que contará com a participação de palestrantes de renome nacional. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT-AM).
Iniciativa inédita no Amazonas, o curso conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Comissão Econômica para América Latina (Cepal) e do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM). Tem por finalidade aprimorar e ampliar a visão dos gestores de inovação de órgãos públicos, privados e empresas não governamentais que estão envolvidos no desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Uma grande procura marcou o período de inscrição para o curso, o qual contará com mais de 40 participantes. De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, a finalidade do curso é aprimorar e ampliar as competências dos gestores de inovação no Estado do Amazonas, envolvidos no desenvolvimento, acompanhamento, execução e avaliação das políticas de CT&I, especialmente nos temas contemporâneos que dizem respeito a políticas de inovação.
De acordo com o Oficial de Assuntos Econômicos do CEPAL e Coordenador Nacional do Programa, Álvaro Diaz, por ser um curso inédito na região norte, a capital do Estado foi escolhida para sediar o evento devido aos seus recursos naturais e biológicos e, além disso, por possuir um dos polos industriais mais relevantes do País.
Diaz destaca que o Brasil é hoje o país mais avançado da América Latina em Ciência e Tecnologia. Entretanto, os avanços ainda estão muitos concretados na região centro-sul. “É preciso diversificar regionalmente o esforço nacional. O MCTI está ativamente promovendo a descentralização desse esforço nacional e isso implica em investimentos para aumentar as capacidades das instituições públicas no desenho, implementação e avaliação de politicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.
Sobre o curso
A capacitação será realizada no período de 16 a 20 de abril, no Centro de Treinamento Empresarial do Sebrae-AM, e terá entre os participantes gestores de instituições como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outras.
O curso contará com palestrantes locais e nacionais que irão abordar os conceitos de políticas de inovação e a aplicação desses conceitos na realidade local. Os temas apresentados são: Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CT&I; Financiamento Público à Pesquisa e Inovação; Transferência de Tecnologia; Propriedade Intelectual e Apropriabilidade; Avaliação das Políticas de Inovação e Sistemas de Indicadores de CT&I. O encerramento acontece no dia 20 de abril.
Serviço:
Evento: Curso de Politicas de Inovação para Gestores Públicos nos Estados do Brasil
Período: 16 a 20 de abril de 2012
Horário: 8h às 12h30 e 14h às 17h30
Local: Centro de Treinamento Empresarial do Sebrae-AM, localizado na Rua Leonardo Malcher, 924, Centro, Manaus.
Ciência em Pauta/SECT-AM, por Lúcia Gonçalves