Brasil recebe primeira pós-graduação em tecnologias sociais da América Latina

23/03/12 – Teve início neste mês o primeiro curso de pós-graduação em tecnologias sociais da América Latina. A iniciativa é realizada no Brasil pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), e conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Siga a SECTAM no twitter!

A proposta do projeto é preparar profissionais que atuam no planejamento e desenvolvimento dessas tecnologias em organizações não-governamentais, cooperativas, agências de desenvolvimento e órgãos públicos. Participam 30 alunos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Venezuela, Colômbia, México e Uruguai. O curso terá duração de quatro meses.

“Essas tecnologias servem não apenas para suprir nossos problemas específicos, mas podem ser exportadas para países da África e Ásia, e até para países desenvolvidos”, explicou o coordenador do Instituto de Estudos sobre Ciência e Tecnologia da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina), Hernán Thomas.

A especialização contempla oficinas sobre conhecimentos de economia social e políticas científico-tecnológicas. O objetivo é aproveitar esse espaço de discussão para criar matrizes tecnológicas que proponham alternativas de desenvolvimento econômico e social.

Fonte: Gestão C&T On line, com informações da Finep.