Imigrantes haitianos recebem capacitação na região Norte
24/02/2012 – Após o grave terremoto ocorrido no Haiti em janeiro de 2010, o ingresso ilegal de seus habitantes no Brasil aumentou consideravelmente. A imigração ocorre pela fronteira entre o Peru e o Estado do Acre. Mais de 1,6 mil estão em situação regular, mas o governo brasileiro iniciou medidas de restrição na emissão de vistos, além de aumentar o controle nas fronteiras.
Para saber as condições dos estrangeiros que estão em processo de imigração para o Brasil pelas fronteiras acreanas e montar um programa de atendimento, servidores do Instituto Federal do Acre iniciaram, em janeiro deste ano, um levantamento nos municípios de Brasiléia e Assis Brasil. Foram aplicados 298 formulários com várias perguntas, entre elas o porquê da escolha dos estrangeiros pelo Brasil, formação profissional e escolaridade.
Para integrar e capacitar os imigrantes, desde agosto de 2011, o Instituto Federal do Amazonas oferece qualificação a 25 haitianas por meio da ação Mulheres na Construção Civil, que faz parte do programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação. Língua portuguesa, geografia, história, direito, saúde da mulher e segurança do trabalho estão entre os temas das aulas. Em 2012, a capacitação focará noções de aplicação de cerâmica, azulejo e acabamento.
Acesse o programa Mulheres Mil neste link.
Fonte: Gestão C&T, com informações do MEC