Brasil promove primeiro acampamento espacial
30/01/12 – De olho numa nova geração de cientistas, o Brasil vai promover o primeiro Space Camp (Acampamento Espacial, em inglês). Muito popular nos Estados Unidos, os Spaces Camps são baseados nos acampamentos de férias, mas com atividades voltadas às ciências espaciais. O evento acontece, até 1º de fevereiro, em dois encontros na cidade de São José dos Campos, SP. Ao todo, foram reunidos cerca de 40 estudantes, e seus respectivos professores, que participaram da última Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Realizado pela Acrux Aerospace Technologies em parceria com a organização da OBA, o 1º Space Camp tem por objetivo fomentar o interesse nos jovens pelo tema espacial por meio de atividades lúdicas. Para o idealizador do programa, o tecnólogo Oswaldo Loureda, a ideia é empolgar e motivar os alunos do ensino médio pelo campo da ciência e tecnologia, ensinando conceitos importantes como, por exemplo, organização de projetos e metodologia científica.
Durante o evento, os estudantes assistirão a palestras sobre satélites, foguetes, aviões e astronomia. Haverá um show de ciência e tecnologia e oficinas de montagem de robôs feitos de sucata. Além disso, os jovens vão aprender a realizar observações astronômicas e experimentos de física e de química.
O programa ainda contará com o lançamento de um Foguete de Sondagem de Pequeno Porte e com uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro. "Os jovens terão um verdadeiro curso intensivo sobre astronáutica, robótica e foguetes", diz Loureda com entusiasmo.
Para João Canalle, astrônomo e coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a iniciativa surge para chamar a atenção dos alunos para as ciências espaciais: "devemos promover mais eventos como esse, com o intuito de disseminar o conhecimento científico e aproximá-los de pesquisadores e astrônomos", ressalta.
Fonte: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica