Ciência e Tecnologia inspiram escola de samba

30/01/12 – Genética, DNA, células tronco, transgênicos, internet. São apenas alguns dos temas que a escola de samba Grande Família vai levar para a avenida neste carnaval. Com o título ‘Quem disse que o mundo vai acabar? A Grande Família apresenta o futuro’, a agremiação pretende desmistificar crenças sobre teorias apocalípticas de que o mundo vai acabar ainda este ano. A ideia é mostrar como os avanços da C&T podem assegurar o futuro desta e das próximas gerações.

Siga a SECTAM no Twitter!

Para garantir o sucesso da apresentação, cinco carros alegóricos com visual futurístico e tecnológico vão levar para a avenida as últimas novidades nos campos da educação, comunicação, alimentação, medicina, meio ambiente e transporte.  Os recursos naturais da Amazônia e o desenvolvimento sustentável da região também serão lembrados. “Os maias previram o fim do mundo em 2012, mas a Grande Família acredita que com o bom uso da ciência e da tecnologia o homem sobreviverá”, afirmou o presidente da escola, Gilberto Ferreira.

A agremiação ainda contará com 28 alas, 300 ritmistas na bateria e aproximadamente 3.500 componentes distribuídos em 28 alas.

Assinado pela jornalista Nádua Moura e pelo carnavalesco Luizinho Andrade, o enredo futurista fará um contraponto entre as teorias premonitórias de que o mundo acabará em 2012 e as pesquisas científicas. “Vamos mostrar de forma lúdica e bem-humorada como a tecnologia está presente no cotidiano de todos nós”, disse Nádua Moura, lembrando que o Amazonas já desenvolve pesquisas de ponta em diversas áreas do conhecimento.

Números

A escola, fundada em 1986, já conquistou diversos títulos, entre eles o de campeã nos carnavais de 2001/ 2005/ 2006/ 2007 e 2009.

CIÊNCIA EM PAUTA, por Sílvia Leila Alves