Rota de 240 linhas de ônibus de Manaus a um clique

23/01/12 – Há algum tempo, a forma de se locomover em Manaus ganhou um aliado. No complicado trânsito da capital amazonense, redes sociais como o Twitter ajudam milhares de motoristas a evitarem áreas onde o tráfego está prejudicado e a fugirem dos tão temidos congestionamentos. Mas, e para quem anda de ônibus, algo mudou? A resposta é sim. A internet é agora uma ferramenta para conhecer as rotas dos coletivos e evitar transtornos.

Siga a SECTAM no Twitter!

O projeto Ônibus Manaus disponibiliza na rede de computadores o itinerário das 240 linhas de transporte coletivo da cidade. De acordo com um dos idealizadores do Trânsito Manaus – grupo responsável pela ideia, Luiz Eduardo Leal, o início da demarcação das rotas iniciou em outubro de 2011. De lá para cá, o projeto cresceu com a ajuda dos próprios usuários do sistema.

“Recebemos as informações por e-mail e por meio das mídias sociais, Twitter e Facebook”, contou. Com os dados, a equipe montou o trajeto de ida e volta dos coletivos e, já em dezembro de 2011, o projeto ganhou vida. Para otimizar a visualização do itinerário dos veículos, foram colocado ainda mapas ilustrativos. “Cerca de 60% das rotas já estão disponíveis para consulta com o auxílio do Google Maps”, disse Leal.

Entre as centenas de rotas, há algumas que surpreenderam pelo tamanho do percurso feito pelos coletivos. É o caso das linhas 017, 016, 015 e 014. “Algumas delas chegam a passar por 10 bairros”, comentou. O conteúdo está disponível também para a visualização em celulares.

Até este sábado (21/01), os organizadores do site www.onibusmanaus.com.br calculam que o projeto já recebeu 78 mil visitas – cerca de 3 mil internautas diariamente. E atualizações do atual sistema já estão em fase de conclusão. A equipe anunciou que vai lançar no dia 31 deste mês um aplicativo para o usuário colocar o ‘ponto de partida’ e o ‘destino aonde quer chegar’. A partir daí, o sistema mostra quais as rotas do transporte coletivo disponíveis.

“E até o fim de fevereiro o projeto vai disponibilizar a pesquisa por pontos de referência. Vai bastar colocar um local, como o shopping X, que o Onibus Manaus mostra quais rotas passam por ali, independente do ponto de onde o ônibus saiu”, adiantou Leal.

Fonte: Portal Amazônia, por Wallace Abreu