Projeto de barco pesqueiro visa melhorar qualidade do pescado no Amazonas

A cidade de São Sebastião do Uatumã, no Amazonas, distante 247 quilômetros de Manaus, é um dos municípios que se destaca no polo naval e moveleiro da região. Muitos moradores sobrevivem da construção de barcos, uma renda a mais no orçamento das famílias.

Nos últimos anos a categoria se uniu e criou alternativas para aliar o conhecimento tradicional ao desenvolvimento sustentável na fabricação das embarcações.

Novas tecnologias começaram a surgir o que trouxe propostas inovadoras. Uma delas é a construção de um barco pesqueiro com câmara frigorífica para melhorar a qualidade do pescado oferecido à população.

O projeto está sendo desenvolvido por um grupo de empresários da construção naval, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe Integração).

Em entrevista ao programa Amazônia Rural, do canal Amazon Sat, os empresários locais falam dos benefícios do projeto e do desenvolvimento para o município. Confira aqui!

Fonte: Programa Amazônia Rural – Amazon Sat