Estudo diz que 88% das maiores empresas do país estão em redes sociais
Estudo da empresa de relações públicas Burson-Marsteller com as 25 maiores companhias do país indica que 22 delas estão em pelo menos uma das mídias sociais mais populares – Twitter, Facebook, YouTube, Google Plus e blogs.
O levantamento, chamado Latin America Social Media Check-up, também englobou 200 empresas de outros países da América Latina: Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
O índice de 88% no Brasil indica um aumento de 25 pontos percentuais sobre o resultado da mesma pesquisa em 2010. De acordo com o levantamento, a presença das empresas brasileiras nas redes sociais está acima da média da América Latina (65%) e do índice global (87%).
O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas latino-americanas. No Brasil, o número médio de seguidores por conta corporativa no Twitter saltou de 4.206 para 66.958 entre os anos de 2010 e 2012.
No Facebook, estão 50% das companhias analisadas na pesquisa global. Entre 2010 e 2012, o número de empresas presentes nessa plataforma passou de 16% para 52% no Brasil. O país foi, disparado, o líder em número médio de “likes” por fan page das empresas no Facebook: de 1.873 em 2010 para 515.619 em 2012.
“O número de ‘Likes’ por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, disse o presidente da Burson para a América Latina, Ramiro Prudencio, em comunicado. Para ele, o estudo mostra “um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”.
A pesquisa identificou que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que lhes permite dialogar com públicos diferentes. Não por acaso, desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958.
Fonte: Valor Econômico