Concurso para escolha de nome da mascote da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é lançado no Amazonas
Pela primeira vez, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas terá uma mascote oficial. O estado é o único do país que possui um personagem representativo do evento.
Com o objetivo de tornar a mascote conhecida do grande público, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), que coordena a SNCT no Estado, resolveu lançar um desafio: a escolha do nome da mais nova personagem da área de CT&I.
A Secretaria decidiu promover o concurso Economia Verde, Erradicação da pobreza e Sustentabilidade. A escolha do nome da mascote é uma das três modalidades do concurso. As outras duas compreendem Redação e Desenho. Podem participar alunos dos ensinos médio e fundamental de escolas públicas e particulares.
As inscrições foram efetuadas na própria escola. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepeam).
Será permitido, em cada modalidade, o envio de até cinco trabalhos por escola. A participação dos alunos é definida pelo critério da idade (Nome da Mascote – 8 a 12 anos – e Redação – 13 a 20 anos). A modalidade Desenho é direcionada apenas a alunos da Educação Especial.
PREMIAÇÃO
O resultado será divulgado durante a SNCT. Além da pessoa que propor o melhor nome da mascote, também serão premiados os três primeiros alunos das modalidades Redação e Desenho.
A solenidade de premiação ocorrerá no dia 20 de outubro, às 15h, na Estação Ciência, uma das atividades da SNCT. Todos os ganhadores terão seus trabalhos expostos no evento e ainda, direito ao certificado de participação.
O concurso é feito em parceria com a Semed, Seduc, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Fonte: CIÊNCIA em PAUTA, por Laize Minelli