Escola do Amazonas vai adotar modelo de ensino dos EUA

27/12/2011 – Um novo modelo de ensino será adotado pela Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes em 2012, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul. Trata-se das ‘salas de aulas temáticas’, onde cada disciplina da grade curricular será desenvolvida em um espaço escolar específico.

Siga a SECTAM no Twitter!

O novo modelo foi apresentado pela instituição na última semana letiva de 2011, durante um encontro que reuniu professores, pais e representantes da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

A ação é pioneira no Amazonas e segue o modelo educacional de países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, onde cada disciplina escolar é ministrada em uma sala própria, previamente equipada.

Testado com sucesso no 2° semestre de 2011 na própria escola, as salas temáticas diferem do modelo tradicional das escolas brasileiras, onde cada turma tem uma sala. No novo modelo, são as disciplinas que terão um ambiente específico e serão os alunos, não os professores, que mudarão de sala a cada aula. Isso permite, segundo o gestor Augusto Barata, que as aulas sejam mais produtivas.

“Ao entrar na sala os alunos encontram um ambiente planejado e equipado com recursos específicos para a disciplina. O modelo é inovador e gera o aumento da produtividade dos estudantes” disse o gestor.

“Essa nova prática também permitirá aos alunos um maior aproveitamento dos espaços  e recursos da escola, estimulando-os e motivando-os”, acrescentou Augusto, apontando uma economia significativa no que diz respeito aos livros didáticos, já que esses ficam nas salas de aula e podem ser utilizados por várias turmas no mesmo dia.

“Os livros didáticos ficarão nas salas, otimizando o acesso e diminuindo o número de exemplares necessários”, explicou o gestor, exemplificando que, 40 livros, podem ser utilizados por até 200 alunos em um mesmo dia.

Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o novo modelo trará avanços significativos para o sistema público de educação do Amazonas.

Fonte: Emtempo.com