BID avalia o financiamento da elaboração do Plano Norte de CT&I

22/12/2011 – “O desenvolvimento sustentável e o futuro da Amazônia estão vinculados ao uso da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Para tanto, é urgente a elaboração de um Plano Regional Norte de CT&I que contemple as peculiaridades da região”. Esta constatação compartilhada pelo secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, e pelos demais secretários de C&T e presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da região Norte está desencadeando ações para concretização do Plano Norte de CT&I.

Siga a SECTAM no Twitter!

O secretário Odenildo Sena esteve reunido, em Brasília, com a Especialista em Ciência e Tecnologia do Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID), Vanderléia Radaelli. “Discutimos a possibilidade do BID financiar a contratação de uma consultoria especializada para a estruturação do Plano Norte de CT&I”, afirmou Odenildo.  “Vanderléia manifestou-se muito interessada em nossa proposta e logo em janeiro de 2012 dará uma resposta a nossa solicitação”, complementou Odenildo entusiasmado com as boas perspectivas.

A demanda pelo Plano Norte de CT&I surgiu durante o Fórum Regional conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional de Presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado em Manaus, no final de novembro.

Na ocasião houve consenso de que este Plano deve ultrapassar a simples somatória dos planos dos estados. “Nós temos que propor um plano que, uma vez conquistado, altere o patamar da CT&I na região Norte”, sintetizou o diretor da regional Norte do Consecti e titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (Secti), Alex Fiúza. 

O principal objetivo do Plano é transformar a Amazônia em uma potência no setor de Biotecnologia, principalmente com o uso dos recursos florestais e hídricos. A ideia é criar ambientes favoráveis à atração de grandes empresas voltadas à inovação no setor, como aquelas ligadas a áreas como engenharia química, engenharia de alimentos, biomedicina, fitoterápicos, eficiência energética (biomassa) e outras.

Participam do 3º Fórum Regional Norte do Consecti e Confap secretários estaduais e presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Tocantins, Pará e Acre. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) em parceria com o Consecti e Confap.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, com informações da SECTI do Pará.