FAPEAM faz balanço de programas de fomento à formação de pesquisadores

22/12/2011 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) promoveu na manhã desta quarta-feira, 21, um encontro entre os coordenadores e representantes das instituições beneficiadas por três programas de fomento à pesquisa nos diversos níveis de ensino, o Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) e o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

Siga a SECTAM no Twitter!

Segundo o diretor técnico-científico da FAPEAM, Jorge Ivan Rebelo Porto, a reunião teve como pauta o andamento dos programas nas instituições e as problemáticas ocorridas durante o ano de 2011, assim como um planejamento de metas para ampliar a quantidade de bolsas concedidas e melhorar algumas questões referentes à implementação das bolsas. “Esta reunião foi para fazermos um balanço sobre todos os processos dos três maiores programas da FAPEAM junto às instituições participantes”, enfatizou.

Ainda segundo Porto, a FAPEAM conta hoje com uma média de implementação de bolsas aprovadas em torno de 88%. “Isso é bom, mas precisamos melhorar alguns pontos para chegarmos a 100%. A FAPEAM concede um quantitativo, mas devido a alguns problemas as instituições beneficiadas não conseguem implementar em sua totalidade essas bolsas. Por isso os representantes de 15 instituições estiveram aqui para que nós pudéssemos entender o que está acontecendo e o que precisa ser melhorado para conseguirmos chegar à totalidade de bolsas implementadas”, explicou Porto.

O diretor técnico-científico da FAPEAM salientou que os três programas representam 60% da quantidade de bolsas que são concedidas pela Fundação. “Os três programas juntos somam mais 1,8 mil bolsistas e a nossa agência de fomento tem mantido, em média, algo em torno de 2,8 mil bolsas por mês”, revelou.  

A reunião foi realizada no Auditório Tauató, na sede da FAPEAM e contou com a participação de gestores e representantes das instituições participantes e coordenadores de projetos beneficiados com recursos dos programas. Entre as quais a Fundação de Medicina Tropical (FMT), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), a Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), a Fundação Alfredo da Matta (Fuam), o Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam),o  Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e  a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental).

Saiba mais

Paic – É um programa que apoia com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Pibic Jr – Esse programa, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.

Posgrad – O programa apoia com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.

Fonte: Agência FAPEAM, por Rosilene Corrêa