Editais de incentivo à pesquisa e inovação serão lançados em Fórum

30/11/2011 – Ampliar e reforçar parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais. Este é um dos objetivos do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontecerá em Manaus nos dias 01 e 02 de dezembro no Studio 5 Centro de Convenções. Confira a programação.

Siga a SECTAM no Twitter!

Durante o evento, que terá como tema ‘A internacionalização da Ciência e Tecnologia Brasileira’, serão assinados acordos de cooperação e apresentados editais de fomento, entre outras ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Empresários, pesquisadores e demais representantes do setor produtivo local também encontrarão boas oportunidades de financiamento para projetos ligados as áreas tecnológica e de inovação.  

Editais

Um dos editais apresentados será o Edital de Cooperação Nacional e Internacional FAPs/Inria/INS2i-CNRS, através do qual será firmada um acordo de cooperação com alguns dos mais conceituados institutos científicos franceses. Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA) e Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), compõem a lista. O edital deverá ser lançado até março de 2012.

Segundo Odenildo Sena, secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas e presidente do Consecti, a proposta é interessante já que possibilita que os gestores tomem conhecimento do que essas instituições têm a oferecer e, a partir daí, cada estado possa fechar a parceria que achar mais adequada às suas demandas.

A chamada, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, vai financiar o deslocamento dos pesquisadores para visitas científicas aos parceiros envolvidos. Os projetos deverão envolver equipes de um ou mais estados brasileiros.

“O convênio é estratégico para o Amazonas, pois são ações alinhadas com os programas de desenvolvimento do Governo do Estado para o fortalecimento do PIM, bem como para os Programas de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (Proti), os quais serão lançados no final deste ano”, explicou Jorge Porto, diretor técnico-científico da FAPEAM.

Além da parceria com os institutos franceses, durante o evento também haverá o lançamento do edital do Programa Inovação nas Empresas. O programa, desenvolvido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com os Estados e suas Fundações de Amparo à Pesquisa, tem por objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. Os recursos ofertados serão de subvenção econômica (não reembolsáveis).

Na ocasião ainda serão lançados dois editais voltados ao estímulo à formação de recursos humanos para as áreas de Engenharia (PRO-Engenharias) e Tecnologia da Informação (RH-TI). Objetivo é estimular estudantes a partir do segundo ano do ensino médio a seguirem carreira acadêmica e profissional nestas áreas. “Um dos pontos fundamentais dos programas é que eles envolvem investimentos na formação de recursos humanos ainda no ensino médio, focando em áreas do conhecimento carentes no Brasil e principalmente no Amazonas”, concluiu o secretário de C&T Odenildo Sena.

Também está na pauta o lançamento de edital voltado à fixação de doutores em Tecnologia da Informação no Amazonas.

 

CIÊNCIA EM PAUTA/ SECTAM, por Sílvia Leila Alves (com informações do Confap e FAPEAM)