FMT treina equipes, nesta quarta-feira, para aplicar teste rápido de tuberculose, a partir de janeiro
30/11/2011 – A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FTM-HVD) irá realizar testes rápidos para o diagnóstico de tuberculose, a partir de janeiro. Nesta quarta-feira (30/11), as equipes que irão operar o equipamento em laboratório passam por um treinamento técnico, na sede da Fundação. O aparelho que permite a realização da testagem rápida já se encontra na unidade.
Nesta primeira fase da capacitação, técnicos de laboratório e bioquímicos participarão do treinamento, ministrado pela empresa fabricante do aparelho chamado GeneXpert. Em dezembro, médicos e enfermeiros terão seus conhecimentos atualizados sobre diagnóstico de tuberculose, considerando as características desta nova tecnologia, conforme explica a diretora presidente da FMT, Graça Alecrim.
A diretora destaca que o uso do equipamento representa grande avanço para o diagnóstico da tuberculose. A tecnologia permite que o resultado do teste seja divulgado em menos de duas horas, além de definir se o paciente é ou não resistente ao antibiótico utilizado para o tratamento da doença, a rifampicina. Segundo ela, a resistência ao medicamento é um dos principais entraves para a cura dos pacientes.
Os Estados do Amazonas e do Rio de Janeiro serão os primeiros a utilizar esta tecnologia, patrocinada pela Fundação Bill e Melinda Gates, a partir de parceria com o Ministério da Saúde. No Estado, três aparelhos estarão disponíveis – um na FMT/HVD; outro no Instituto Cardoso Fontes; e o terceiro equipamento estará disponível em uma das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Graça Alecrim destaca que a utilização da tecnologia no Amazonas faz parte de um estudo piloto, conduzido pelo Ministério da Saúde, para testar o método de diagnóstico molecular de última geração. O estudo permitirá que os gestores públicos decidam sobre a melhor aplicação do equipamento no SUS.
Fonte: Amazonas Notícias