Estudantes do Amazonas criam sistema para auxiliar pessoas com deficiência
21/11/11 – Alunos da capital amazonense dão aula de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os pequenos gênios criaram serviços e produtos que, se implantados, prometem revolucionar o mercado. Os trabalhos técnicos foram apresentados durante a Semana Global de Empreendedorismo por estudantes de Telecomunicações, Eletrônica, Mecatrônica e Informática da Fundação Nokia de Ensino (FNE).
Em parceria com colegas, a estudante Bárbara Gomes, criou o LAPS, um sistema de limpeza semi-automático para áreas planas. “Direcionamos o projeto para deficientes físicos que utilizam, principalmente, cadeiras de rodas. Além de aspirar, o sistema seleciona o lixo por meio de um controle remoto”, destacou.
Seguindo a linha de criatividade, Larissa maia, do curso de telecomunicações criou o Smart File. O sistema gerencia a alimentação dos bichos de estimação. “Ou seja, aquelas pessoas que viajam ou trabalham podem monitorar a alimentação dos animais”, destacou Larissa.
Entre os 33 projetos apresentados, outro que se destaca é o Reutilizador de Casca de Frutas (RECAF). A máquina funciona como uma estufa acoplada ao triturador. O forno tem o tempo programado para a secagem da casca. “A gente coloca as cascas da pupunha no forno. Depois que a casca seca a máquina acende o led indicando que está pronto. Com isso, a pessoa pode apertar o botão para as cascas caírem dentro do triturador. O resultado é a farinha de pupunha”, explicou a estudante Isabel Bezerra.
Games
Os games geralmente são vistos pelos pais e professores como vilões no processo educacional. Com base nessa problemática, os estudantes de informática criaram um jogo educativo capaz de divertir e ao mesmo tempo prender a atenção do aluno.
O monitor técnico da FNE, Thalisson de Brito, destacou que os trabalhos apresentados desenvolvem o conhecimento e despertam o espírito empreendedor dos alunos. “Muitos desses projetos podem ser sim aplicados na sociedade de forma a ajudar a resolver problemas e quem sabe um dia serem comercializados pela população”,concluiu.
Semana Global do Empreendedorismo
Neste domingo encerrou-se a Semana Global do Empreendedorismo que aconteceu de 14 a 20 de novembro. O pré-lançamento da evento ocorreu no domingo anterior (13/11) durante o evento “Portões Abertos” da Força Aérea Brasileira – que acontece anualmente na Base Aérea de Manaus. Já o lançamento oficial da Semana Global do Empreendedorismo aconteceu na segunda-feira (14/11), das 8h às 11h, no 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil no Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz, no Encontro das Águas.
Anualmente, o movimento mundial conecta milhões de pessoas em mais de 100 países. O evento incentiva as pessoas a tirarem as ideias do papel por meio de diversas atividades empreendedoras.
O Brasil aderiu à Semana Global em 2008 por meio do Instituto Endeavor. O Amazonas possui mais de 24 instituições no comitê gestor do movimento. Este ano, mais de 400 atividades com worshops, oficinas, cursos e palestras acontecem no Estado. “Qualquer pessoa pode se tornar um multiplicador do empreendedorismo”, destacou a gestora de responsabilidade social do Amazon Sat, Geaneide Vilhena.
Fonte: Portal Amazônia, com informações do Amazon Sat