Livro apresenta cotidiano de crianças indígenas Sateré–Mawé

28/10/11 – Com o título “Vozes Infantis indígenas”, o professor Roberto Sanches Mubarac Sobrinho lança hoje, 27/10, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), às 18h, mais uma obra de sua carreira. O livro teve apoio da FAPEAM por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), e aborda o cotidiano das crianças Sateré–Mawé em dois contextos distintos. O primeiro na comunidade indígena e o segundo no ambiente escolar.

Siga a SECTAM no Twitter!

A obra surgiu de uma pesquisa sobre o cotidiano das crianças Sateré-Mawé em uma comunidade da zona urbana da cidade de Manaus e reflete a importância da valorização da cultura Sateré-mawé através das brincadeiras, dos rituais, das músicas tradicionais e da língua.

A obra retrata a comunidade indígena onde as crianças vivem e convivem com diversos elementos da cultura tradicional de seu povo, o valor das tradições e dos modos de organização, que, embora distantes da aldeia de origem, os pais fazem questão de lhes mostrar e manter vivos.

Sobre o autor

Roberto Sanches Mubarac nasceu no município de Itacoatiara, no interior do Amazonas. É professor da UEA desde 2003, com experiência na graduação, pós-graduação, bancas, comissões e coordenações em várias instituições de Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infância, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, educação infantil, ideologia, metodologia e formação de professores.

Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Graduado em Pedagogia, Especialista em Educação, Mestre em Educação e Doutor em Educação, com aprofundamento de Estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho/Portugal.

A produção acadêmica do autor compreende quatro livros de própria autoria, outros quatro em co-autoria, 10 capítulos em livros coletivos, diversos artigos publicados em congressos, bem como colóquios, revistas nacionais e internacionais. Suas pesquisas atuais estão voltadas para “Crianças Indígenas na Cidade e Cultura Escolar”. As pesquisas também tiveram o apoio da Fapeam.

Sobre o Biblos

É um programa idealizado pela Fapeam, que consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas.

Fonte: Agência Fapeam, por Rosilene Corrêa