Projeto de conservação de vertebrados aquáticos apresenta resultados
26/10/2011 – O Instituto Mamirauá (IDSM/MCTI) apresentou em sua sede em Tefé (AM) os resultados dos primeiros dez meses de desenvolvimento do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos (Aquavert). A apresentação fez parte da programação do Instituto durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.
Desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá, o Aquavert foi contemplado em dezembro de 2010 pela Seleção Pública de Projetos para compor a carteira de projetos patrocinados pela companhia Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2012.
O objetivo geral do projeto é estudar a ecologia e biologia de peixes-boi, botos, lontras, jacarés e quelônios que habitam as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, localizadas na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas, e desenvolver, juntamente com as populações locais, estratégias viáveis para a conservação dessas espécies.
Ações realizadas
Em maio, o projeto Aquavert realizou o Encontro de Conhecedores de Peixe-Boi Amazônico na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. No mesmo mês, as escolas do local receberam do projeto exemplares da cartilha Zé, a Ariranha, com informações sobre a espécie, ameaçada de extinção.
Também em maio, os pesquisadores percorreram aproximadamente mil quilômetros e visitaram 12 comunidades com o objetivo de descobrir novas áreas para estudo de mamíferos aquáticos, jacarés e quelônios.
Em julho, o projeto realizou uma oficina para capacitar moradores de comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá a fazer o trabalho voluntário de conservação de áreas de nidificação de quelônios.
Na região do Médio Solimões, onde o consumo de espécies silvestres é hábito cultural em comunidades indígenas e ribeirinhas, pesquisadores do Aquavert fazem o monitoramento das populações de iaçá, o quelônio mais utilizado para consumo de carne e ovos na região.
Leia mais sobre as ações realizadas e previstas.
Fonte: MCTI