Estação Ciência recebe mais de 8 mil visitantes
De 20 a 22 de outubro, mais de oito mil pessoas estiveram na Estação Ciência da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Clube do Trabalhador do SESI, em Manaus. Movidos pela curiosidade e vontade de saber o que acontece na área de ciência, tecnologia e inovação, o público que visitou a Estação era composto por estudantes de 121 escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio juntamente com a comunidade em geral.
Maior evento de divulgação científica do Brasil, a Semana Nacional de C&T é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I). No Amazonas, a Semana é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM). Neste ano, contou com a parceria de 51 instituições, sendo que 37 expuseram suas atividades na Estação Ciência.
Conforme destacou o secretário Executivo Adjunto da SECTAM, Dalton Vilela, a Estação Ciência é uma oportunidade de compartilhar com o público o conteúdo que está sendo desenvolvido nas instituições de ensino e de pesquisa do Amazonas, mostrando o quanto a ciência já está inserida no cotidiano das pessoas. “Nosso público maior ainda é formado pelos estudantes, mas estamos empenhados em vencer o desafio de levar mais e mais a comunidade a participar das atividades da Semana Nacional de C&T”, disse.
O ferramenteiro Willer da Silva já aderiu à Semana e levou toda a família para prestigiar a Estação Ciência. Ele destacou que as exposições são muito interessantes e que com o avanço tão veloz da tecnologia atualmente é preciso aproveitar a capacidade das crianças de aprender tudo muito rápido. “As exposições da Estação Ciência são estímulos para o estudo”, argumentou.
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, Deputado José Ricardo Wendling (PT) em visita a Estação Ciência reforçou a importância daquele ambiente para apresentar para a comunidade e para as crianças e adolescentes as potencialidades de cada área do conhecimento, motivando-os, desde os primeiros anos na escola, a desenvolver atividades de pesquisa. “É um despertar para que amanhã a gente tenha mais cientista daqui, trabalhando aqui, para o benefício do povo do nosso estado”, afirmou.
Opinião semelhante à do secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, que destacou a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação para sustentar o desenvolvimento do Brasil. “Nenhum grande país, tornou-se grande, sem investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, defendeu.
As instituições que realizam atividades na Semana Nacional de C&T ainda podem cadastrar suas atividades no site criado pelo MCT&I, exclusivamente, para a Semana. Até o momento, o Amazonas repete o resultado do ano passado e conquista a segunda colocação com mais de 1700 atividades cadastradas, em todos os 62 municípios do estado, fato inédito no Brasil.
As atividades da 8ª Semana Nacional de C&T ainda estão em andamento e as articulações para a próxima edição desta Semana já estão sendo realizadas, conforme destacou a Coordenadora da SNCT no Amazonas e chefe do Departamento Técnico-Científico da SECTAM, Sílvia Paz. Fiquem atentos e comecem desde já a programar sua participação na 9ª Semana Nacional de C&T.
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM