A Semana Nacional de C&T no Amazonas e o Ano Internacional da Química

A Semana Nacional de C&T no Amazonas (SNCT), que acontece durante todo o mês de outubro, tem ações que homenageiam o Ano Internacional da Química, conforme estabelecido pelas Nações Unidas para 2011. Esse, que é o maior evento científico do País, tem mais de 1,7 mil atividades cadastradas no Estado, envolvendo mais de 240 instituições em todos os seus 62 municípios.

Siga a SECTAM no Twitter!

O presidente do Conselho Regional de Química Amazonas (CRQ), Avelino Cuvello, explica que o órgão está com as melhores expectativas possíveis para essa 8ª SNCT, coordenada pela Secretaria de C&T do Amazonas. O CRQ está participando da Estação Ciência, ambiente com mais de 2 mil m² de área que agrega 64 estandes e três anexos com mais de 30 instituições participantes apresentando trabalhos e pesquisas. Na ocasião, o estande do CRQ traz um painel representando uma residência e apresentando a química no cotidiano das casas. Além disso, “A Química no Cotidiano” mostrará a matéria em tudo que nos cerca: alimentos, saúde, agricultura, energia e comunicação. O CRQ participa também trazendo os alunos de escolas parceiras para visitarem os estandes compactuando com o maior objetivo da Semana: a popularização da ciência.

O Ano Internacional da Química faz parte das ações da década da educação e do desenvolvimento sustentável que teve início em 2005 e vai até 2014 com eventos também na África do Sul, Paris, Puerto Rico e Bruxelas com os objetivos de aumentar a valorização e o entendimento públicos sobre química; de estimular o interesse dos jovens; de gerar entusiasmo pelo futuro criativo; e de celebrar o papel das mulheres na química.

“Nossa intenção é interagir e desenvolver o interesse do jovem pela área aproximando e mostrando que a química é fundamental para a vida e está sempre presente no cotidiano: na produção de alimentos, medicamentos, combustíveis, enfim, em inúmeros produtos, sejam industriais ou naturais”, finaliza o presidente do CRQ Amazonas.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Analucia Figliuolo