Popularização da ciência e preservação da Amazônia marcam abertura oficial da Semana de C&T no Amazonas
20/10/2011 – “O Brasil vem se espelhar no Amazonas na popularização da ciência”, declara Ildeu Castro, coordenador nacional da Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT) que teve sua abertura oficial no Amazonas nesta quinta-feira (20/10). Ele se refere ao fato de que o Estado é o único que desenvolve atividades em seus 62 municípios, com mais de 1,7 mil eventos cadastrados.
Em sua oitava edição, a SNCT é composta por diversas atividades que acontecem durante o mês de outubro, entre elas, a Estação Ciência, de hoje (20/10) a sábado (22/10), no Clube do Trabalhador do SESI (Bairro: São José).
Durante a abertura, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, explica que, cada vez mais, está havendo uma interação positiva entre o público e a ciência de diversas formas. “Está acontecendo um círculo virtuoso em que as coisas estão acontecendo, a mídia está repercutindo e a sociedade está se envolvendo diretamente com esses acontecimentos”.
Odenildo fala, ainda, sobre o tema da semana que, este ano, é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. “É uma oportunidade de difundir a importância da Amazônia para o equilíbrio mundial, pois, se alguma coisa acontecer nessa região, a repercussão global”.
Autoridades de diversas instituições estiveram presentes, entre elas, a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, que explica que o estande da instituição mostra diversos resultados de pesquisas apoiadas pela Fapeam com o diferencial para a interatividade. “No espaço é possível ter todas as sensações de mudanças climáticas, como calor, frio e umidade, sempre com a interatividade para facilitar a compreensão”, diz. Durante o evento, a Fapeam lançou, ainda, um edital que disponibiliza um milhão de reais para realização de eventos científicos no interior do Estado e a 22ª edição da revista Amazonas Faz Ciência.
Autoridades da Semed, Cetam, Sepror, UEA, Fucapi, Seduc, Sebrae, Seinf, FVS, Ipaam e Ifam também estiveram presentes.
Estação Ciência
A Estação Ciência já se tornou um ambiente tradicional no Amazonas. São 64 estandes e três anexos distribuídos em uma área de mais de 2 mil m². Mais de 30 instituições participam apresentando trabalhos e pesquisas que desenvolvem. A entrada é gratuita. Clique aqui e tenha acesso à programação da Estação!
Para esta edição, a SECTAM lançou um desafio aos expositores: utilizar a criatividade ao máximo para proporcionar maior interatividade e dinamicidade em suas apresentações.
Imagem 2: Secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, durante abertura (CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM).
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Analucia Figliuolo (redação)