Iniciado treinamento dos técnicos do Projeto GEO-PICTURES

Instrutores de instituições integrantes do Projeto de Monitoramento de Catástrofes GEO-PICTURES (Johanniter-Unfall-Hilfe – Dinamarca e Disaster Management Advice & Training, DMAT Consulting e.U. Áustria) iniciaram neste domingo (2/10) o treinamento das equipes do GEO-PICTURES no Amazonas, que prossegue durante a segunda-feira.

Siga a SECTAM no Twitter!

Na oportunidade, a coordenadora do GEO-PICTURES na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maria Betânia Leal de Oliveira, agradeceu a participação da equipe técnica da UEA, que está vencendo o desafio de integrar as informações de diferentes dispositivos metereológicos com a solução desenvolvida pelos parceiros europeus. 

 

Também o Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), Coronel Roberto Rocha, destacou a importância do tempo de resposta e da riqueza de detalhes do cenário do desastre possibilitada pelo GEO-PICTURES para a tomada de decisões e suporte mais adequado das ações a serem executadas.

 

Os instrutores que ministram o treinamento acumulam vasta experiência em ações militares, civis e humanitárias de defesa civil em diferentes partes do mundo. Durante o treinamento, eles compartilham técnicas de gestão de ações para minimizar impactos em catástrofes, utilizando informações coletadas a partir das ferramentas disponibilizadas pelo projeto.

 

Hoje (3/10) quatro equipes simulam situações práticas de aplicabilidade da ferramenta, possibilitando aos participantes testar as facilidades oferecidas pelo sistema no cenário amazônico, com atividades simultâneas em campo (nas proximidades da EST) e em uma sala de controle.

 

Participam deste treinamento, técnicos de diversas instituições do Amazonas, como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Polícia Militar do Amazonas, Petrobras, Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECTAM) e Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Amazonas. 

 

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM (Contato: 92 4009-8110)