UEA realiza 1º Encontro dos Gerentes dos Núcleos de Ensino do interior
Gerentes de 11 Núcleos de Ensino da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) localizados nos municípios do interior do Estado estão reunidos em Manaus para fazer um diagnóstico destas unidades, visando um plano de ação de melhorias.
O encontro foi iniciado ontem (22/09) e segue até hoje (23/09), na Reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista. O reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, deu início ao encontro e destacou a importância da ação dos gestores na realização de atividades no interior, onde a universidade possui grande prestígio. Ele citou que melhorias estão sendo implementadas para atender os alunos do interior, como é o caso dos cursos de Tecnologia em Gestão Pública e Saúde Coletiva, que serão iniciados em julho de 2012.
Estão participando do evento os gerentes dos Núcleos de Boca do Acre, Carauari, Eirunepé, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Humaitá, Maués, Manicoré, Lábrea, Novo Aripuanã e Coari. O pró-reitor de Interiorização, Luciano Balbino dos Santos, informou que os núcleos fazem parte da política de interiorização da UEA e permitem que a Instituição implemente a sua missão de proporcionar o desenvolvimento do Estado, capacitando e formando quadros. “Com este encontro estamos criando momentos de interação com os gerentes e também é uma oportunidade de fazermos um diagnóstico, criando possibilidades de superação de possíveis problemas a serem identificados”, disse Santos.
Para o gerente do Núcleo de Eirunepé, José Ribamar Chaves, o encontro cria vínculos com a direção superior e as gerências. “Isso se faz necessário porque nós precisamos ter uma relação mais direta com a direção superior, saber quais os procedimentos e processos das coisas para que possamos nos inserir”, afirmou.
Chaves observou que conhecer melhor os processos, rotinas e normas da universidade como um todo possibilitará que os gerentes dos Núcleos contribuam não apenas como executores mas também participando ativamente da elaboração das ações no interior. “Nós que estamos no interior conhecemos melhor a realidade dos municípios, temos muito a contribuir”, disse.
A gerente do Núcleo de Ensino de Manacapuru, Andréia Cíntia Telles, espera como resultado do encontro a melhor comunicação entre as gerências e a pró-reitoria da área. Assim, as demandas de cada região podem ser identificadas. Segundo ela, os cursos oferecidos atualmente pela UEA em Manacapuru – Licenciaturas em diversas áreas de ensino, Ciências Econômicas e Normal Superior – estão de acordo com as necessidades do mercado, assim como os novos cursos que estão previstos para 2012 – Tecnologia em Gestão Pública e Saúde Coletiva. “Hoje o mercado de trabalho em Manacapuru já é exigente, lembro que na época da construção do Gasoduto Coari-Manaus surgiram muitas vagas, mas muitos dos contratados vieram de fora, porque não tínhamos mão de obra qualificada. Hoje essa realidade está mudando”, destacou.
Fonte: UEA