POLÍTICA – Pesquisa é necessária para manter competitividade, diz ministro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou aos senadores que o Brasil precisa investir mais em pesquisa e desenvolvimento se quiser continuar competitivo. Daí a importância de um plano, como o Brasil Maior. Ele falou sobre o conjunto de medidas de estímulo à inovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (13/09).

Siga a SECT no Twitter!

Mercadante citou a importância de o país entrar na era dos computadores com telas sensíveis ao toque, os chamados tablets, por meio da medida provisória com incentivos fiscais para a produção desses equipamentos no país. “Diziam que não ia ter produção de tablets”, comentou. “Vinte e cinco empresas se credenciaram e seis já entregaram tablet, como dissemos que em setembro ia ter tablet no Brasil. Até o final do ano teremos uma enxurrada de produtos, opções, com uma queda de 30 a 40% nos preços para o consumidor.”

O ministro Aloizio Mercadante disse que o governo está desenvolvendo ações para popularizar a banda larga na Região Norte. Mas que seria necessário um satélite dedicado para atender à crescente demanda da população local. Mercadante destacou outras iniciativas do seu ministério, como a ampliação de bolsas para cientistas e a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para a indústria e do laboratório, no Rio Grande do Sul (da empresa pública Ceitec S/A), de desenvolvimento e produção de chips, uma tecnologia que apenas cerca de 20 países, segundo ele, dominam no mundo.

Confira a apresentação do ministro no Senado.

Fonte: MCTI