EDITAIS – Lançado edital do Programa Ciência sem Fronteiras

Estão abertas até o dia 30 deste mês as inscrições para o primeiro edital do Programa Ciência sem Fronteiras. A chamada pública, lançada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ofertará bolsas nos Estados Unidos, na modalidade graduação-sanduíche.

Siga a SECT no Twitter!

A chamada pública nº 1/2011 priorizará as áreas de engenharias, tecnológicas, indústria criativa, biotecnologia, energias renováveis, fármacos, entre outras. Os estudantes selecionados contarão com bolsas pelo período de um ano, sendo de nove a dez meses dedicados aos estudos em período integral e três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela Capes em conjunto com as universidades de destino.

Os proponentes devem apresentar bom rendimento acadêmico, ter concluído, no mínimo, 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos; e ter obtido nota mínima de 79 pontos no exame TOEFL/IBT Test.

IES

Nesta chamada a Capes possibilitará que as instituições de ensino superior (IES) brasileiras selecionem os estudantes a serem contemplados. As entidades interessadas em participar devem firmar, até o dia 16 deste mês, acordo de adesão com a coordenação. Caberá à Capes implementar as propostas, respeitadas as disponibilidades orçamentária e de absorção dos alunos pelas universidades norte-americanas.

O edital está disponível neste link

Número de bolsas de graduação alcança 4 mil

O CNPq elevou para quatro mil o número de bolsas concedidas na modalidade graduação sanduíche, dentro do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). As cotas serão destinadas para as mais de 250 universidades e institutos federais de educação tecnológica que participam dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

De acordo com a instituição, a cada semestre serão adicionadas novas bolsas nesta modalidade. As instituições farão a seleção dos candidatos observando critérios como: experiência em atividades de iniciação científica, desempenho acadêmico, suficiência em inglês ou no idioma do país de destino, destaque em olimpíadas científicas, entre outras.

Quatro universidades sul coreanas integram Ciência sem Fronteiras

As quatros melhores universidades da Coreia do Sul irão participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Tratam-se das instituições Pohang Science and Technology University (Postech); Korean Advanced Institute for Science and Technology (Kaist); Yoinsei University (Yoinsei); University of Science and Technology (UST).

A inserção das universidades coreanas no programa brasileiro é fruto de um acordo de cooperação assinado pelo CNPq e pelo National Institute for International Education, no final de agosto. De acordo com o conselho, será lançado um edital específico para a seleção de alunos para estudarem no país oriental. As universidades são especializadas em áreas como engenharias, ciências exatas, biológicas e tecnológicas, entre outras.

Fonte: CNPq